DIA MUNDIAL

Campanha ‘Corações que acolhem – Laços que unem’ enfrenta a aids

Data de publicação: 01/12/2025

equipe da saúde com a camiseta promocional da campanha

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Dentro da programação de ações alusivas ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, que neste ano tem como slogan “Corações que acolhem – laços que unem”, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório de Infectologia, ofereceu capacitação sobre infecções sexualmente transmissíveis aos médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS) de Umuarama.

A palestra foi realizada pelo médico infectologista Ricardo Delfini Perci, na tarde da última sexta-feira, 28, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. “É importante realizar capacitações constantes para atualizar os conhecimentos dos profissionais da atenção primária visando a prevenção e o diagnóstico precoce, que é fundamental para o sucesso no tratamento dos pacientes”, afirmou a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini.

Além de um panorama sobre as ISTs, a ação abordou especificamente HIV/aids, as hepatites virais e também a sífilis. As ações continuam nesta semana e envolvem acadêmicos de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), Faculdade Alfa Umuarama (UniAlfa), mais profissionais da APS, usuários do SUS, pacientes psiquiátricos e estudantes da rede pública.

Nesta segunda-feira, 1º, a equipe do Ambulatório de Infectologia, estagiários dos cursos de Psicologia e de Biomedicina abordaram usuários do SUS na sala de espera com orientações sobre HIV/aids e ISTs, com camisetas temáticas – a estampa foi desenhada por um aluno do Colégio Estadual Tiradentes – reforçando o compromisso com a educação em saúde.

Haverá ainda, no dia 4, palestra sobre HIV/aids para pacientes da Clínica Psiquiátrica Santa Cruz, com a psicóloga Lucineia Ceolin, e outra capacitação no dia 5, para médicos e enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde do município.

Mais fotos: clique AQUI

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: