ATENDIMENTO
Secretaria de Saúde mantém horário estendido nas UBS até dia 30
Data de publicação: 16/01/2026
A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, está visitando as unidades de saúde de Umuarama que estão com horário de atendimento estendido durante o mês de janeiro (das 7h30 às 19h30, sem intervalo de almoço) para atender melhor à grande demanda de pacientes deste período. Acompanhada do médico Eric de Freitas e da coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS), Valverléia de Andrade Silva, a secretária visitou nesta semana a UBS Jardim Cruzeiro, conferindo de perto o fluxo de pacientes e o funcionamento após as 17h30. “Estamos fazendo um grande esforço de mobilização, priorizando questões gerais de saúde da população, para que nossas unidades iniciem o ano com a estratégia de saúde em dia e as demandas atendidas”, destacou a secretária, agradecendo a dedicação dos servidores nessa campanha. Por conta de limitação de pessoal, nem todas as unidades puderam adotar o horário especial em janeiro. Por isso, a Secretaria de Saúde optou pelas dez UBS mais movimentadas da cidade para esse atendimento extra. A medida foi definida pela secretária Lisbeth para fazer frente ao aumento na demanda, no período em que a cidade recebe muitos visitantes. O horário estendido é voltado ao atendimento médico, para consultas de rotina com os clínicos gerais de cada unidade e liberação de exames, em caso de necessidade. Não fazem parte da ação programas específicos do Ministério da Saúde e atendimentos especializados, como odontologia e pré-natal – esses atendimentos acontecem no horário normal da unidade. A visita à UBS do Jardim Cruzeiro foi acompanhada por profissionais da unidade, entre os quais a enfermeira Juliana Hermann e os médicos Isadora Alencar, Ana Carolinne Flores, Gabriel Damasceno, Paula Moscovita e Pedro Rojas. Nos próximos dias, outras unidades devem ser visitadas pela secretária. O horário ‘extra’ é de livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, e o atendimento beneficia trabalhadores com jornada até as 18h, que podem procurar as seguintes unidades até as 19h30: - Bem-Estar - Centro de Saúde Escola (CSE) - Guarani/Anchieta - Jardim Cruzeiro - Jardim São Cristóvão - Parque Industrial - San Remo - Sonho Meu - Vitória Régia - Serra dos Dourados
A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, está visitando as unidades de saúde de Umuarama que estão com horário de atendimento estendido durante o mês de janeiro (das 7h30 às 19h30, sem intervalo de almoço) para atender melhor à grande demanda de pacientes deste período.
Acompanhada do médico Eric de Freitas e da coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS), Valverléia de Andrade Silva, a secretária visitou nesta semana a UBS Jardim Cruzeiro, conferindo de perto o fluxo de pacientes e o funcionamento após as 17h30.
“Estamos fazendo um grande esforço de mobilização, priorizando questões gerais de saúde da população, para que nossas unidades iniciem o ano com a estratégia de saúde em dia e as demandas atendidas”, destacou a secretária, agradecendo a dedicação dos servidores nessa campanha.
Por conta de limitação de pessoal, nem todas as unidades puderam adotar o horário especial em janeiro. Por isso, a Secretaria de Saúde optou pelas dez UBS mais movimentadas da cidade para esse atendimento extra. A medida foi definida pela secretária Lisbeth para fazer frente ao aumento na demanda, no período em que a cidade recebe muitos visitantes.
O horário estendido é voltado ao atendimento médico, para consultas de rotina com os clínicos gerais de cada unidade e liberação de exames, em caso de necessidade. Não fazem parte da ação programas específicos do Ministério da Saúde e atendimentos especializados, como odontologia e pré-natal – esses atendimentos acontecem no horário normal da unidade.
A visita à UBS do Jardim Cruzeiro foi acompanhada por profissionais da unidade, entre os quais a enfermeira Juliana Hermann e os médicos Isadora Alencar, Ana Carolinne Flores, Gabriel Damasceno, Paula Moscovita e Pedro Rojas. Nos próximos dias, outras unidades devem ser visitadas pela secretária.
O horário ‘extra’ é de livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, e o atendimento beneficia trabalhadores com jornada até as 18h, que podem procurar as seguintes unidades até as 19h30:
- Bem-Estar
- Centro de Saúde Escola (CSE)
- Guarani/Anchieta
- Jardim Cruzeiro
- Jardim São Cristóvão
- Parque Industrial
- San Remo
- Sonho Meu
- Vitória Régia
- Serra dos Dourados
Ver fotos no Flickr