PREVIDÊNCIA

Beneficiários do FPMU que não fizerem prova de vida terão pagamento suspenso

Data de publicação: 16/01/2026

totem na frente da sede do fundo de previdência municipal

O Fundo Previdência Municipal de Umuarama (FPMU) alerta aposentados e pensionistas sobre a importância do recadastramento para atualização de dados e prova de vida, que deve ser realizado anualmente no mês do aniversário do beneficiário. Do contrário, poderão ter o pagamento suspenso pelo regime previdenciário da Prefeitura.

A administradora da previdência municipal, Denise Constante de Freitas, explica que os formulários para atualização são enviados via Correios aos beneficiários, sempre no mês do aniversário. Os que residem na cidade devem apresentar presencialmente o formulário preenchido ou podem retirar cópia do documento na sede do FPMU, na rua Dr. Rui Ferraz de Carvalho, centro da cidade.

Já os beneficiários que residem fora do município devem procurar o cartório e fazer a prova de vida mediante o tabelião, com o formulário em mãos. O cartório anexa um selo e o documento deve ser devolvido pelos Correios ao Fundo de Previdência.

“Todos devem preencher corretamente e entregar o documento até a data informada – o prazo é de 45 dias. A maioria cumpre com a obrigação, mas muitos não se manifestam”, afirma. Sem os dados atualizados, o benefício pode ser suspenso até a regularização.

Muitas correspondências têm sido devolvidas pelos Correios, sugerindo que os beneficiários se mudaram de endereço e não informaram ao FPMU. “Tentamos contato por telefone, pelo número do cadastro, mas muitos não atendem ou as operadoras informam que o número não existe mais. A situação nos deixa preocupados”, acrescenta Denise.

ATUALIZAÇÃO

A administradora cita ainda casos em que o beneficiário já faleceu e a família não comunicou o FPMU, situações em que o aposentado falecido tinha direito a rescisão e esse dinheiro ficou parado, e casos em que o benefício deveria ser transferido para os herdeiros, mas eles não sabiam. “Por isso é muito importante a atualização do cadastro”, reforça.

O Fundo de Previdência Municipal possui hoje 887 servidores inativos (aposentados e pensionistas) que recebem o benefício. Alguns vivem em outras cidades, outros Estados e até fora do país. Esses beneficiários devem preencher o formulário de recadastramento perante um tabelião, no cartório de sua cidade.

O FPMU fica na rua Dr. Rui Ferraz de Carvalho, 4346, próximo à Prefeitura de Umuarama. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 3906-1025 ou enviar mensagem para (44) 99995-8979.

Compartilhar: