EDUCAÇÃO
Município fortalece a cidadania com a alfabetização de idosos
Data de publicação: 16/01/2026
A Secretaria Municipal de Educação avança em Umuarama na alfabetização de jovens, adultos e idosos, por meio do Programa Brasil Alfabetizado. A iniciativa reforça o compromisso do município com o direito à educação em todos os momentos da vida, em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva. O programa atende pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade adequada, oferecendo acompanhamento pedagógico, materiais didáticos e um ambiente de aprendizagem pautado no respeito às trajetórias de vida dos alunos. A proposta vai além da leitura e da escrita, contribuindo para o fortalecimento da autonomia, da autoestima e da participação social dos educandos. Na quarta-feira, 14, o prefeito Fernando Scanavaca visitou o Lar Santa Faustina, instituição atendida pelo programa, acompanhado da secretária Letícia Labiak Pereira e da equipe da Secretaria de Educação. As autoridades conversaram com os participantes, educadores e equipe da instituição, destacando a importância de políticas públicas que promovam dignidade, inclusão e cidadania. Para a secretária de Educação, o Brasil Alfabetizado representa um compromisso com a valorização das histórias de vida e com o direito de aprender em todas as fases da existência. “A alfabetização de adultos e idosos é um ato de respeito e de justiça social. Cada pessoa que retoma a aprendizagem carrega saberes, experiências e sonhos. Nosso papel é garantir que a educação chegue com acolhimento, qualidade e significado”, destacou Letícia Labiak. A presença do prefeito e da secretária reforça o papel transformador do Programa Brasil Alfabetizado, especialmente em espaços que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade, evidenciando a educação como instrumento de valorização humana e de fortalecimento dos vínculos comunitários. “Por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a continuidade e o fortalecimento do programa. Investir na alfabetização de jovens, adultos e idosos é investir em histórias, em sonhos e em novas possibilidades de participação ativa na sociedade”, completou a secretária.
A Secretaria Municipal de Educação avança em Umuarama na alfabetização de jovens, adultos e idosos, por meio do Programa Brasil Alfabetizado. A iniciativa reforça o compromisso do município com o direito à educação em todos os momentos da vida, em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva.
O programa atende pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade adequada, oferecendo acompanhamento pedagógico, materiais didáticos e um ambiente de aprendizagem pautado no respeito às trajetórias de vida dos alunos. A proposta vai além da leitura e da escrita, contribuindo para o fortalecimento da autonomia, da autoestima e da participação social dos educandos.
Na quarta-feira, 14, o prefeito Fernando Scanavaca visitou o Lar Santa Faustina, instituição atendida pelo programa, acompanhado da secretária Letícia Labiak Pereira e da equipe da Secretaria de Educação. As autoridades conversaram com os participantes, educadores e equipe da instituição, destacando a importância de políticas públicas que promovam dignidade, inclusão e cidadania.
Para a secretária de Educação, o Brasil Alfabetizado representa um compromisso com a valorização das histórias de vida e com o direito de aprender em todas as fases da existência. “A alfabetização de adultos e idosos é um ato de respeito e de justiça social. Cada pessoa que retoma a aprendizagem carrega saberes, experiências e sonhos. Nosso papel é garantir que a educação chegue com acolhimento, qualidade e significado”, destacou Letícia Labiak.
A presença do prefeito e da secretária reforça o papel transformador do Programa Brasil Alfabetizado, especialmente em espaços que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade, evidenciando a educação como instrumento de valorização humana e de fortalecimento dos vínculos comunitários.
“Por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a continuidade e o fortalecimento do programa. Investir na alfabetização de jovens, adultos e idosos é investir em histórias, em sonhos e em novas possibilidades de participação ativa na sociedade”, completou a secretária.
Ver fotos no Flickr