15 de fev de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Prefeitura de Umuarama retoma serviço de reperfilamento asfáltico com equipe própria

Equipes da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos estão recuperando a pavimentação em alguns pontos da cidade com equipamento, material e mão de obra do município. Nesta segunda-feira, 15, o trabalho foi realizado em dois trechos da Av. Rio Grande do Sul – entre as ruas Bauru e Tacio Costa Borges (sentido bairros) e da Rua Rio Preto até a José Luciano Andrade Filho (sentido centro).

Por orientação do prefeito Hermes Pimentel, a Secretaria de Obras tem priorizado o serviço de reperfilamento em vez de manutenção com tapa-buraco. “Em alguns pontos o asfalto está muito irregular e já não comporta mais cuidado paliativo. Temos de fazer um trabalho definitivo, para resolver o problema com qualidade a fim de dar mais conforto e segurança aos usuários”, destacou o prefeito.

Desta forma, a equipe utiliza a vibroacabadora do município e aplica massa asfáltica quente (CBUQ). “Inicialmente é feita a limpeza do local, depois realizamos a pintura de ligação e aplicamos a massa com a máquina, que espalha em uma camada bem uniforme. Por fim é feita a compactação com o rolo vibratório e o resultado fica idêntico a um asfalto novo”, explicou o secretário de Obras, Isamu Oshima.

Segundo o secretário, um reperfilamento bem feito garante quatro a cinco anos de durabilidade, praticamente sem necessidade de manutenção. Já o tapa-buraco é um cuidado temporário, que precisa ser refeito de forma constante e, com o tempo, acelera a deterioração do pavimento.

“O prefeito Hermes Pimentel quer estender o reperfilamento e o recape asfáltico para as ruas e avenidas mais importantes dos bairros, por onde circula o transporte coletivo e o maior fluxo de veículos para garantir um trânsito mais seguro e confortável. O serviço será feito gradativamente, conforme a disponibilidade de material e com os cuidados necessários para causar o menor impacto no trânsito, durante a execução”, acrescentou o diretor de Obras da Prefeitura, Renato Caobianco.

Nesta terça-feira, 15, está previsto o reperfilamento asfáltico na região da Igreja São Paulo, Inicialmente será atendida a Rua Bandeirantes, entre as ruas Afonso Pena e a Avenida Mascarenhas de Moraes (na Zona V). Em breve outros trechos serão contemplados.