Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Prefeitura de Umuarama retoma serviço de reperfilamento asfáltico com equipe própria

Compartilhar:
15 de fev de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Prefeitura de Umuarama retoma serviço de reperfilamento asfáltico com equipe própria
Prefeitura de Umuarama retoma serviço de reperfilamento asfáltico com equipe própria

Equipes da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos estão recuperando a pavimentação em alguns pontos da cidade com equipamento, material e mão de obra do município. Nesta segunda-feira, 15, o trabalho foi realizado em dois trechos da Av. Rio Grande do Sul – entre as ruas Bauru e Tacio Costa Borges (sentido bairros) e da Rua Rio Preto até a José Luciano Andrade Filho (sentido centro).

Por orientação do prefeito Hermes Pimentel, a Secretaria de Obras tem priorizado o serviço de reperfilamento em vez de manutenção com tapa-buraco. “Em alguns pontos o asfalto está muito irregular e já não comporta mais cuidado paliativo. Temos de fazer um trabalho definitivo, para resolver o problema com qualidade a fim de dar mais conforto e segurança aos usuários”, destacou o prefeito.

Desta forma, a equipe utiliza a vibroacabadora do município e aplica massa asfáltica quente (CBUQ). “Inicialmente é feita a limpeza do local, depois realizamos a pintura de ligação e aplicamos a massa com a máquina, que espalha em uma camada bem uniforme. Por fim é feita a compactação com o rolo vibratório e o resultado fica idêntico a um asfalto novo”, explicou o secretário de Obras, Isamu Oshima.

Segundo o secretário, um reperfilamento bem feito garante quatro a cinco anos de durabilidade, praticamente sem necessidade de manutenção. Já o tapa-buraco é um cuidado temporário, que precisa ser refeito de forma constante e, com o tempo, acelera a deterioração do pavimento.

“O prefeito Hermes Pimentel quer estender o reperfilamento e o recape asfáltico para as ruas e avenidas mais importantes dos bairros, por onde circula o transporte coletivo e o maior fluxo de veículos para garantir um trânsito mais seguro e confortável. O serviço será feito gradativamente, conforme a disponibilidade de material e com os cuidados necessários para causar o menor impacto no trânsito, durante a execução”, acrescentou o diretor de Obras da Prefeitura, Renato Caobianco.

Nesta terça-feira, 15, está previsto o reperfilamento asfáltico na região da Igreja São Paulo, Inicialmente será atendida a Rua Bandeirantes, entre as ruas Afonso Pena e a Avenida Mascarenhas de Moraes (na Zona V). Em breve outros trechos serão contemplados.

Visualizar imagens Flickr