ARTE E CULTURA
Centro Cultural Vera Schubert expõe trabalhos do artista Santo
Data de publicação: 05/02/2026
Com abertura no próximo dia 13, uma sexta-feira, às 19h, e visitação de 16 a 27 de fevereiro, a Fundação Cultural de Umuarama promove uma exposição de trabalhos do artista Santo, que poderá ser visitada pela manhã, das 8h às 12h, e também no período da tarde, das 13h30 às 17h30. Intitulada “No peito, um buraco com seu nome”, a exposição (cuja abertura seria nesta sexta, 6, mas precisou ser adiada) conta com texto crítico do escritor Vinícius Medeiros. Conforme o próprio artista, a medicina sugere que o peito de cada ser humano é como uma ‘caixa’, muito bem protegida por pele, músculos, carne e ossos. “A fragilidade do conteúdo em seu interior é que exige tamanha devoção: lá dentro um coração vermelho se movimentando em ritmo frenético, embora previsível. Estar vivo é mesmo uma dança feroz”, analisa o artista. Santo ignora as recomendações da anatomia e abre um ‘buraco’ em seu próprio peito, despejando no espaço expositivo as estruturas pictóricas e têxteis de sua cardiologia. Nesse momento da pesquisa do artista, as produções acerca dos binômios masculinidade/ sensibilidade, vingança/perdão e recusa/negação escapam dos limites da bidimensionalidade através de uma instalação participativa, que ocorrerá durante a abertura da exposição, das 19h às 21h no próximo dia 13. O coordenador de Ação Cultural da Fundação, professor Alessandro Salgado, reforça que a mostra contará, ainda, com texto crítico do ator, dramaturgo e escritor Vinícius Medeiros que, no encontro com essas ‘fraturas’ e ‘buracos’ criados no peito do artista, comenta o que viu. A exposição terá, ainda, discotecagem com Akinmuray. O Centro Cultural Vera Schubert fica na Av. Rio Branco, 3633 – Centro Cívico.
Com abertura no próximo dia 13, uma sexta-feira, às 19h, e visitação de 16 a 27 de fevereiro, a Fundação Cultural de Umuarama promove uma exposição de trabalhos do artista Santo, que poderá ser visitada pela manhã, das 8h às 12h, e também no período da tarde, das 13h30 às 17h30.
Intitulada “No peito, um buraco com seu nome”, a exposição (cuja abertura seria nesta sexta, 6, mas precisou ser adiada) conta com texto crítico do escritor Vinícius Medeiros. Conforme o próprio artista, a medicina sugere que o peito de cada ser humano é como uma ‘caixa’, muito bem protegida por pele, músculos, carne e ossos.
“A fragilidade do conteúdo em seu interior é que exige tamanha devoção: lá dentro um coração vermelho se movimentando em ritmo frenético, embora previsível. Estar vivo é mesmo uma dança feroz”, analisa o artista. Santo ignora as recomendações da anatomia e abre um ‘buraco’ em seu próprio peito, despejando no espaço expositivo as estruturas pictóricas e têxteis de sua cardiologia.
Nesse momento da pesquisa do artista, as produções acerca dos binômios masculinidade/ sensibilidade, vingança/perdão e recusa/negação escapam dos limites da bidimensionalidade através de uma instalação participativa, que ocorrerá durante a abertura da exposição, das 19h às 21h no próximo dia 13.
O coordenador de Ação Cultural da Fundação, professor Alessandro Salgado, reforça que a mostra contará, ainda, com texto crítico do ator, dramaturgo e escritor Vinícius Medeiros que, no encontro com essas ‘fraturas’ e ‘buracos’ criados no peito do artista, comenta o que viu. A exposição terá, ainda, discotecagem com Akinmuray. O Centro Cultural Vera Schubert fica na Av. Rio Branco, 3633 – Centro Cívico.