MEIO AMBIENTE
Prefeitura vai reestruturar galpões da Cooperuma com recursos do MPT
Data de publicação: 04/02/2026
O prefeito Fernando Scanavaca confirmou nesta semana que o Ministério Público do Trabalho está destinando aproximadamente R$ 1,5 milhão para a reestruturação da Cooperuma, cooperativa que reúne trabalhadores do ramo da reciclagem em Umuarama. Conforme o procurador do MPT na cidade, André Melati, o objetivo é colaborar com o município para promover melhores condições de trabalho, fortalecimento institucional e ampliação da inclusão socioprodutiva dos catadores. Na última terça-feira, 3, o prefeito Scanavaca e os secretários municipais de Obras, Renato Caobianco, e de Meio Ambiente, Cláudio Marconi, receberam na Prefeitura os procuradores André Vinícius Melatti e Diego Jimenez Gomes, acompanhados do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Iros Reichmann Losso. No encontro, foram apresentados os projetos arquitetônicos e demais estudos técnicos voltados à reestruturação física e operacional da cooperativa, que funciona junto ao Aterro Sanitário Municipal, contemplando melhorias estruturais, funcionais e de segurança. “Além de agradecermos essa importante parceria, informamos aos procuradores que o município já iniciou os procedimentos administrativos necessários para a abertura do processo licitatório, destinado à execução das obras e intervenções previstas nos projetos”, informou o prefeito, demonstrando alinhamento institucional e comprometimento da administração municipal com a efetiva implementação do investimento. Segundo Scanavaca, a iniciativa integra as políticas públicas municipais voltadas à gestão adequada dos resíduos sólidos, fortalecimento da coleta seletiva, valorização dos profissionais da reciclagem e promoção da sustentabilidade ambiental. “Tudo isso contribui para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do município, além de nos auxiliar na manutenção e no aproveitamento racional do aterro sanitário. Ainda hoje, infelizmente, muito material reciclável acaba descartado pela população junto ao lixo orgânico”, completou.
O prefeito Fernando Scanavaca confirmou nesta semana que o Ministério Público do Trabalho está destinando aproximadamente R$ 1,5 milhão para a reestruturação da Cooperuma, cooperativa que reúne trabalhadores do ramo da reciclagem em Umuarama. Conforme o procurador do MPT na cidade, André Melati, o objetivo é colaborar com o município para promover melhores condições de trabalho, fortalecimento institucional e ampliação da inclusão socioprodutiva dos catadores.
Na última terça-feira, 3, o prefeito Scanavaca e os secretários municipais de Obras, Renato Caobianco, e de Meio Ambiente, Cláudio Marconi, receberam na Prefeitura os procuradores André Vinícius Melatti e Diego Jimenez Gomes, acompanhados do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Iros Reichmann Losso.
No encontro, foram apresentados os projetos arquitetônicos e demais estudos técnicos voltados à reestruturação física e operacional da cooperativa, que funciona junto ao Aterro Sanitário Municipal, contemplando melhorias estruturais, funcionais e de segurança.
“Além de agradecermos essa importante parceria, informamos aos procuradores que o município já iniciou os procedimentos administrativos necessários para a abertura do processo licitatório, destinado à execução das obras e intervenções previstas nos projetos”, informou o prefeito, demonstrando alinhamento institucional e comprometimento da administração municipal com a efetiva implementação do investimento.
Segundo Scanavaca, a iniciativa integra as políticas públicas municipais voltadas à gestão adequada dos resíduos sólidos, fortalecimento da coleta seletiva, valorização dos profissionais da reciclagem e promoção da sustentabilidade ambiental. “Tudo isso contribui para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do município, além de nos auxiliar na manutenção e no aproveitamento racional do aterro sanitário. Ainda hoje, infelizmente, muito material reciclável acaba descartado pela população junto ao lixo orgânico”, completou.
Ver fotos no Flickr