EDUCAÇÃO
Oficinas formativas dão continuidade ao Estudo e Planejamento
Data de publicação: 05/02/2026
A Secretaria Municipal de Educação deu continuidade nesta quarta-feira, 4, às ações de Estudo e Planejamento do ano letivo com a realização de oficinas pedagógicas voltadas aos docentes da rede municipal de ensino. A formação, conduzida pela equipe da Educação Infantil da SME e professores formadores da Editora FTD, buscou fortalecer as práticas pedagógicas e o alinhamento das ações para o novo período escolar. As oficinas ocorreram em dois espaços, o Centro Cultural Vera Schubert e o Campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar), garantindo melhor organização, acolhimento e participação de todos os docentes envolvidos. Os professores tiveram momentos práticos e reflexivos voltados à utilização do material SIM, da Editora FTD, que integra o trabalho pedagógico da rede municipal. Em 2025, o município passou a adotar o material para as turmas do Infantil 4, Infantil 5 e 1º ano do Ensino Fundamental. Nesse momento, a formação integra o processo de preparação para a ampliação dessa proposta em 2026, quando todos os estudantes do Infantil 4 ao 5º ano do Ensino Fundamental passarão a utilizar o material didático. A secretária de Educação, Letícia Labiak Pereira, destacou a importância da formação continuada e do investimento em materiais pedagógicos de qualidade. “Estamos preparando nossos docentes para utilizar, de forma consciente e qualificada, o material SIM da Editora FTD. A formação em formato de oficina valoriza a prática, a troca de experiências e o protagonismo docente”, disse. Para o prefeito Fernando Scanavaca, além de garantir que a implementação do material didático ocorra com responsabilidade pedagógica e foco na aprendizagem dos estudantes, as oficinas ajudar a fortalecer a organização curricular e o acompanhamento das aprendizagens. “Teremos um sistema educacional de primeira na rede municipal, que fará toda a diferença no aprendizado e na formação dos nossos alunos. E os professores estão prontos para utilizar bem esse material”, pontuou. Esse investimento, na visão do prefeito, reforça o compromisso com a formação permanente dos profissionais da educação, com a qualificação do trabalho pedagógico e com a construção de uma educação pública cada vez mais estruturada, humana e comprometida com o desenvolvimento integral dos estudantes, finalizou Scanavaca.
A Secretaria Municipal de Educação deu continuidade nesta quarta-feira, 4, às ações de Estudo e Planejamento do ano letivo com a realização de oficinas pedagógicas voltadas aos docentes da rede municipal de ensino. A formação, conduzida pela equipe da Educação Infantil da SME e professores formadores da Editora FTD, buscou fortalecer as práticas pedagógicas e o alinhamento das ações para o novo período escolar.
As oficinas ocorreram em dois espaços, o Centro Cultural Vera Schubert e o Campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar), garantindo melhor organização, acolhimento e participação de todos os docentes envolvidos. Os professores tiveram momentos práticos e reflexivos voltados à utilização do material SIM, da Editora FTD, que integra o trabalho pedagógico da rede municipal.
Em 2025, o município passou a adotar o material para as turmas do Infantil 4, Infantil 5 e 1º ano do Ensino Fundamental. Nesse momento, a formação integra o processo de preparação para a ampliação dessa proposta em 2026, quando todos os estudantes do Infantil 4 ao 5º ano do Ensino Fundamental passarão a utilizar o material didático.
A secretária de Educação, Letícia Labiak Pereira, destacou a importância da formação continuada e do investimento em materiais pedagógicos de qualidade. “Estamos preparando nossos docentes para utilizar, de forma consciente e qualificada, o material SIM da Editora FTD. A formação em formato de oficina valoriza a prática, a troca de experiências e o protagonismo docente”, disse.
Para o prefeito Fernando Scanavaca, além de garantir que a implementação do material didático ocorra com responsabilidade pedagógica e foco na aprendizagem dos estudantes, as oficinas ajudar a fortalecer a organização curricular e o acompanhamento das aprendizagens.
“Teremos um sistema educacional de primeira na rede municipal, que fará toda a diferença no aprendizado e na formação dos nossos alunos. E os professores estão prontos para utilizar bem esse material”, pontuou.
Esse investimento, na visão do prefeito, reforça o compromisso com a formação permanente dos profissionais da educação, com a qualificação do trabalho pedagógico e com a construção de uma educação pública cada vez mais estruturada, humana e comprometida com o desenvolvimento integral dos estudantes, finalizou Scanavaca.
Ver fotos no Flickr