JUVENTUDE
Escuta pública debate propostas para novo plano estadual em Umuarama
Data de publicação: 05/02/2026
A secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, o diretor de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Ronaldo Olmo, e o assessor de Igualdade e Promoção Social da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Ivan José de Pádua, coordenaram na tarde desta quinta-feira, 5, em Umuarama, uma escuta pública voltada à elaboração do novo Plano Estadual da Juventude. O encontro, realizado em parceria entre a Prefeitura – por meio da Secretaria de Assistência Social –, a Unioeste e o Conselho Estadual da Juventude do Paraná, foi aberto por volta das 14h no Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa, reunindo jovens, representantes de conselhos e gestores municipais interessados em contribuir com a construção coletiva do documento. Conforme o assessor Ivan José de Pádua, que também é presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o encontro local faz parte de uma série de escutas que estão sendo realizadas em todas as regiões do Estado. “Queremos ouvir os jovens e entender o que eles têm a propor para o novo plano. Estamos percorrendo o Paraná e dialogando sobre as demandas e expectativas da nossa juventude, e agora chegamos a Umuarama”, afirmou. Um panorama do monitoramento do Plano Estadual da Juventude 2020–2025 foi apresentado no encontro, além das diretrizes para a formulação do novo plano, que orientará as políticas públicas voltadas ao segmento para os próximos anos. O objetivo é debater temas relacionados à juventude a partir da realidade local, identificar objetivos comuns das políticas sociais da área e visualizar metodologias de trabalho social que fortaleçam a participação e o protagonismo juvenil. Ronaldo Olmo informou que está prevista a criação de um sistema estadual que permitirá aos 399 municípios participantes alimentar dados e informações sobre a juventude local, fortalecendo a gestão e o acompanhamento das ações. Em nome do prefeito Fernando Scanavaca, a secretária Maria Luisa disse que o encontro abriu espaço aos jovens para expressarem suas preocupações e sugestões. “Tudo o que discutimos aqui será incorporado ao processo de elaboração do novo plano. Umuarama tem muito a contribuir, pois desenvolvemos muitas ações nesta gestão, com o apoio do prefeito Scanavaca”, acrescentou. Já o coordenador do Ceju, Jeferson Ferreira, destacou a importância das contribuições individuais para a construção do Plano Estadual da Juventude. “A participação de cada um é fundamental para garantir que as necessidades dos nossos jovens sejam atendidas”, disse. Scanavaca reforçou que a juventude tem muito respeito e importância nesta administração, “por isso a infância e juventude é tratada com prioridade, tanto na questão educacional quanto na assistência social e na qualificação profissional”, reforçou o prefeito.
A secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, o diretor de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Ronaldo Olmo, e o assessor de Igualdade e Promoção Social da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Ivan José de Pádua, coordenaram na tarde desta quinta-feira, 5, em Umuarama, uma escuta pública voltada à elaboração do novo Plano Estadual da Juventude.
O encontro, realizado em parceria entre a Prefeitura – por meio da Secretaria de Assistência Social –, a Unioeste e o Conselho Estadual da Juventude do Paraná, foi aberto por volta das 14h no Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa, reunindo jovens, representantes de conselhos e gestores municipais interessados em contribuir com a construção coletiva do documento.
Conforme o assessor Ivan José de Pádua, que também é presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o encontro local faz parte de uma série de escutas que estão sendo realizadas em todas as regiões do Estado. “Queremos ouvir os jovens e entender o que eles têm a propor para o novo plano. Estamos percorrendo o Paraná e dialogando sobre as demandas e expectativas da nossa juventude, e agora chegamos a Umuarama”, afirmou.
Um panorama do monitoramento do Plano Estadual da Juventude 2020–2025 foi apresentado no encontro, além das diretrizes para a formulação do novo plano, que orientará as políticas públicas voltadas ao segmento para os próximos anos.
O objetivo é debater temas relacionados à juventude a partir da realidade local, identificar objetivos comuns das políticas sociais da área e visualizar metodologias de trabalho social que fortaleçam a participação e o protagonismo juvenil.
Ronaldo Olmo informou que está prevista a criação de um sistema estadual que permitirá aos 399 municípios participantes alimentar dados e informações sobre a juventude local, fortalecendo a gestão e o acompanhamento das ações.
Em nome do prefeito Fernando Scanavaca, a secretária Maria Luisa disse que o encontro abriu espaço aos jovens para expressarem suas preocupações e sugestões. “Tudo o que discutimos aqui será incorporado ao processo de elaboração do novo plano. Umuarama tem muito a contribuir, pois desenvolvemos muitas ações nesta gestão, com o apoio do prefeito Scanavaca”, acrescentou.
Já o coordenador do Ceju, Jeferson Ferreira, destacou a importância das contribuições individuais para a construção do Plano Estadual da Juventude. “A participação de cada um é fundamental para garantir que as necessidades dos nossos jovens sejam atendidas”, disse.
Scanavaca reforçou que a juventude tem muito respeito e importância nesta administração, “por isso a infância e juventude é tratada com prioridade, tanto na questão educacional quanto na assistência social e na qualificação profissional”, reforçou o prefeito.
Ver fotos no Flickr