HOMENAGEM

Smel conta história de Mário Oncken, que dá nome a ginásio de esportes

Data de publicação: 23/10/2025

imagem parcial do ginásio de esportes com o painel fixo na parede

Carregando...
Carregando...
Carregando...

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) instalou um painel com a biografia do ex-militar e esportista Mário Oncken, homenageado pelo município com nome do ginásio de esportes ao lado do cemitério municipal, nos mesmos moldes da homenagem ao professor Amário Vieira da Costa, que por sua vez dá nome à maior praça esportiva coberta de Umuarama.

“Muitos cidadãos não conhecem Mário Oncken e perguntam quem ele foi, porque um ginásio importante foi ‘batizado’ com o seu nome e o que ele tem a ver com o esporte. Por isso resolvemos preparar o painel com seu histórico, demonstrando a importância que ele teve neste setor”, explicou o secretário de Esportes e Lazer, Gentil Soares de Lima.

Segundo o secretário, a família do saudoso Mário Oncken demonstrou enorme agradecimento pela homenagem, que mostra resumidamente quem ele foi e o que fez pelo esporte. “Esta é uma forma de reconhecimento pelos serviços prestados, pelo apoio e incentivo que ele sempre deu ao setor, em sua época”, completou Gentil.

Mário Oncken nasceu em Ponta Grossa (PR) em fevereiro de 1922. Ainda criança mudou-se com a família para Camboriú (SC). Casou-se com Elza Oncken e teve quatro filhos (Romy, Anecy, Mário Renato e Percy). Seguiu carreira militar e criou gosto pelo futebol, contribuindo mais tarde com o futebol profissional de Umuarama.

Quando militar (3º sargento), pertenceu à 9ª Cia de Engenharia e lutou pelo Brasil na 2ª Guerra Mundial. Na década de 50, já em Londrina, trabalhou em tabelionato e foi goleiro. Aportou em Umuarama na década de 60, trabalhando no Cartório De Paula, e depois assumiu no Fórum da Comarca o cargo de escrivão da Vara Criminal e de Menores, até sua aposentadoria.

“Ele era estudioso, inteligente e muito querido na cidade, devido ao seu perfil acolhedor e bondoso, sempre prestando auxilio aos que mais precisavam. Foi amante incondicional dos esportes, em especial do futebol – fez parte do antigo Tigrão, o Umuarama Futebol Clube, onde se destacou como diretor”, lembrou o secretário.

Mário Oncken faleceu em fevereiro de 1982, ano de inauguração dos dois ginásios da avenida Parigot de Souza. Foi velado na Câmara de Vereadores com pompas militares, por ter participado da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e foi sepultado no Cemitério Municipal de Umuarama.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: