AGRINHO 2025
Estudantes da rede municipal recebem premiação em Curitiba
Data de publicação: 23/10/2025
Com o tema “Festejando a conexão campo e cidade”, o Concurso Agrinho 2025 promoveu a reflexão entre estudantes e professores sobre a interdependência entre os meios rural e urbano, mostrando como ambos se complementam e se fortalecem mutuamente. No encerramento da edição 2025, e comemorando os 30 anos do Programa Agrinho, o Sistema Faep organizou dois dias de festividades na capital paranaense. No domingo (19), cerca de 3,3 mil alunos, familiares e docentes tiveram uma programação especial no Teatro Ópera de Arame, um dos destinos turísticos mais importantes de Curitiba. Posteriormente, todos almoçaram no tradicional Restaurante Madalosso. No Ópera de Arame, o grupo prestigiou um show que uniu teatro, dança, acrobacia e magia, numa experiência visual e sensorial mágica com o ilusionista Maicon Clenk, um dos profissionais de maior público do Brasil. O encerramento da 30ª edição do Programa Agrinho aconteceu na segunda-feira (20), quando mais de 4 mil pessoas participaram de evento no Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) – entre estudantes, familiares, professores, diretores, autoridades e representantes da comunidade escolar. Após um momento institucional, um bolo cenográfico em celebração aos 30 anos do programa ganhou o palco. Em diversos momentos, o grupo LightWire apresentou um espetáculo que combinava dança, tecnologia e efeitos visuais com LED e fibra óptica, conectando passado, presente e futuro. A programação incluiu ainda imersão educativa e interativa: um túnel do tempo iluminado por LEDs permitiu ao público revisitar as três décadas do Agrinho, enquanto atividades lúdicas e tecnológicas estimulavam a criatividade, a cooperação e a consciência ambiental. A rede municipal de Umuarama teve como premiados estudantes de seis escolas na categoria redação, de 2º ao 5º ano. Professores e seus respectivos alunos receberam um smartphone. PREMIADOS 2° ano Escola Municipal São Cristóvão Estudante: Bernardo Labiak Kluck Professora: Solange Frasquette de Souza 2° ano Escola Municipal Drº Ângelo Moreira da Fonseca Estudante: Júlya Ferrante da Silva Professora: Ana Maria Vitorino Bezerra 3° ano Escola Municipal São Francisco de Assis Estudante: Maitê Pompermayer Nage Professora: Vanessa Ola Lima Costa 3° ano Escola Municipal Carlos Gomes Estudante: Enzo Gabriel Fernandes de Barros Professora: Leticia Araújo dos Santos 4° ano Escola Municipal Papa Pio XII Estudante: Daniel Gnann Silva Professora: Etieni Guedes de Oliveira Gandolfo 4° ano Escola Municipal Rui Barbosa Estudante: Maria Valentina Zamian do Nascimento Professora: Edinéia Cristina Modena dos Santos 5° ano Escola Municipal Carlos Gomes Estudante: Luiz Miguel Oliveira Carvalho Professora: Felipe Henrique Pizzi
Com o tema “Festejando a conexão campo e cidade”, o Concurso Agrinho 2025 promoveu a reflexão entre estudantes e professores sobre a interdependência entre os meios rural e urbano, mostrando como ambos se complementam e se fortalecem mutuamente.
No encerramento da edição 2025, e comemorando os 30 anos do Programa Agrinho, o Sistema Faep organizou dois dias de festividades na capital paranaense. No domingo (19), cerca de 3,3 mil alunos, familiares e docentes tiveram uma programação especial no Teatro Ópera de Arame, um dos destinos turísticos mais importantes de Curitiba.
Posteriormente, todos almoçaram no tradicional Restaurante Madalosso. No Ópera de Arame, o grupo prestigiou um show que uniu teatro, dança, acrobacia e magia, numa experiência visual e sensorial mágica com o ilusionista Maicon Clenk, um dos profissionais de maior público do Brasil.
O encerramento da 30ª edição do Programa Agrinho aconteceu na segunda-feira (20), quando mais de 4 mil pessoas participaram de evento no Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) – entre estudantes, familiares, professores, diretores, autoridades e representantes da comunidade escolar.
Após um momento institucional, um bolo cenográfico em celebração aos 30 anos do programa ganhou o palco. Em diversos momentos, o grupo LightWire apresentou um espetáculo que combinava dança, tecnologia e efeitos visuais com LED e fibra óptica, conectando passado, presente e futuro.
A programação incluiu ainda imersão educativa e interativa: um túnel do tempo iluminado por LEDs permitiu ao público revisitar as três décadas do Agrinho, enquanto atividades lúdicas e tecnológicas estimulavam a criatividade, a cooperação e a consciência ambiental.
A rede municipal de Umuarama teve como premiados estudantes de seis escolas na categoria redação, de 2º ao 5º ano. Professores e seus respectivos alunos receberam um smartphone.
PREMIADOS
2° ano
Escola Municipal São Cristóvão
Estudante: Bernardo Labiak Kluck
Professora: Solange Frasquette de Souza
2° ano
Escola Municipal Drº Ângelo Moreira da Fonseca
Estudante: Júlya Ferrante da Silva
Professora: Ana Maria Vitorino Bezerra
3° ano
Escola Municipal São Francisco de Assis
Estudante: Maitê Pompermayer Nage
Professora: Vanessa Ola Lima Costa
3° ano
Escola Municipal Carlos Gomes
Estudante: Enzo Gabriel Fernandes de Barros
Professora: Leticia Araújo dos Santos
4° ano
Escola Municipal Papa Pio XII
Estudante: Daniel Gnann Silva
Professora: Etieni Guedes de Oliveira Gandolfo
4° ano
Escola Municipal Rui Barbosa
Estudante: Maria Valentina Zamian do Nascimento
Professora: Edinéia Cristina Modena dos Santos
5° ano
Escola Municipal Carlos Gomes
Estudante: Luiz Miguel Oliveira Carvalho
Professora: Felipe Henrique Pizzi
Ver fotos no Flickr