ASSISTÊNCIA SOCIAL

Família Acolhedora amplia divulgação com apoio do shopping

Data de publicação: 22/10/2025

arte do programa com família e símbolo oficial, um guarda chuva

O Programa Família Acolhedora, da Secretaria Municipal de Assistência Social, ganhou um forte aliado em Umuarama. Desde o início de outubro o Shopping Palladium tem apoiado a divulgação do programa em parceria com o Cine Laser Cinema. Antes da exibição dos filmes, as salas de cinema exibem um vídeo com uma breve apresentação do Família Acolhedora, para sensibilização dos espectadores.

Mas a parceria vai muito além disso. A secretária da Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, informou que o shopping disponibilizou uma loja para a equipe do programa ampliar a divulgação.

“Temos servidores com banner cartazes e distribuição de panfletos para o público em geral e no próximo sábado, 25, teremos às 17h um talk show com profissionais aqui da Assistência Social e do Ministério Público para mostrar a importância do programa e a necessidade de preparar novas famílias acolhedoras”, explicou a secretária.

O Família Acolhedora é um serviço público que oferece um lar temporário para crianças e adolescentes temporariamente afastados de suas famílias por determinação judicial. O objetivo é garantir que eles recebam cuidado, afeto e atenção individualizada em um ambiente familiar, enquanto a equipe técnica trabalha para que retornem para a família de origem ou, caso necessário, sejam encaminhados para a adoção.

O programa prioriza a convivência familiar e comunitária, sendo uma alternativa mais saudável que o acolhimento institucional. “Crianças em situação de risco, que precisam ser retiradas de casa para a própria proteção, são encaminhadas para as famílias do programa, quando é determinado o acolhimento pelo Judiciário. A família acolhedora entra no lugar de um abrigo, para que a criança fique em um ambiente familiar, em vez de permanecer em uma instituição”, acrescenta Maria Luisa.

No talk show, apresentado por Karina Esteves e Anderson Banhara, a ideia é abordar o tema de forma leve e inspiradora para que a comunidade entenda melhor a importância de oferecer acolhimento temporário para crianças e adolescentes afastados de suas famílias. “O programa garante proteção social com o papel essencial das famílias que abrem suas casas para oferecer cuidado e afeto às crianças, num momento de vulnerabilidade”, completa a secretária.

Participarão do talk show a própria secretária, Maria Luisa Bertoco, que também é psicóloga, Fabrícia Marchi de Oliveira, chefe da Divisão da Proteção Social Especial do município, e o promotor de Justiça da Comarca de Umuarama, Caio Di Rienzo, entre outros convidados, que vão abordar como as famílias podem se cadastrar e participar do serviço, como é o processo de inscrição e as etapas de preparação, bem como o suporte oferecido pela equipe técnica do programa.

Compartilhar: