10 de fev de 2022 Agricultura e Meio Ambiente
Imagem Equipes da Prefeitura recolhem vários sacos de lixo com resíduos no Lago Aratimbó

Depois do desassoreamento concluído no final de janeiro, com a remoção de centenas de cargas de areia e sedimentos – o que mudou completamente o aspecto visual –, o Lago Aratimbó também está recebendo uma ação de limpeza.

Com apoio do Instituto Água e Terra (IAT), que cedeu uma embarcação, a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente está recolhendo diversos tipos de resíduos flutuantes, trazidos pelas chuvas ou dispensados por frequentadores. Máquinas e caminhões da Prefeitura também estão regularizando os taludes para posterior plantio de grama e recuperação da pista de caminhada que contorna a represa.

Desde que assumiu a administração municipal, o prefeito Hermes Pimentel tem dado atenção especial ao lago, um dos principais cartões-postais de Umuarama e local de grande visitação da população. “O local estava abandonado, sem receber limpeza e cuidados básicos, apesar de ser um dos pontos de encontro mais frequentados pelos umuaramenses nos fins de tarde e finais de semana”, disse ele.

“Com o apoio do prefeito, agora vamos realizar a manutenção básica com frequência e implantar uma série de melhorias para tornar o Lago Aratimbó ainda mais atrativo para a população”, acrescentou o secretário municipal de Meio Ambiente, Rubens Sampaio. Ele informa que na próxima semana será retomado o monitoramento da qualidade da água, por meio de análises laboratoriais, e para o dia 17, por volta das 9h, está prevista a soltura do primeiro lote de peixes nativos, em fase juvenil.

A Secretaria do Meio Ambiente Sobre está adquirindo cerca de 40 mil peixes – 12 mil piaus, 13 mil lambaris e 14 mil curimbas – para o repovoamento. “Inicialmente vamos soltar 20 mil exemplares de três espécies comuns nos rios da região (piau, lambari e curimba), diferentes das espécies exóticas existentes hoje no lago (tilápia e bagre africano)”, explicou o secretário. Os peixes restantes serão soltos gradualmente.

Sampaio fez uma solicitação importante à população. “Para manter a qualidade da água do lago, é essencial que somemos esforços para reduzir a poluição. Precisamos evitar jogar lixo em vias públicas, especialmente materiais que possam ser carregados pelas enxurradas em dias de chuva, que acabam parando no leito dos rios e no Lago Aratimbó”, apelou.

Além da areia que provoca o assoreamento, a represa se torna o destino de garrafas plásticas, brinquedos velhos, isopor, latas, copos descartáveis, sacolas e embalagens diversas. A parte flutuante pode ser retirada, mas os resíduos mais pesados vão parar no fundo do lago, causando poluição.

Após o repovoamento, a pesca no lago será proibida. “Não há análises recentes sobre a qualidade da água. Não sabemos se os pescados são próprios para o consumo. Além disso, precisamos dar um tempo para que o repovoamento tenha sucesso. Os peixes precisam se desenvolver até atingir a maturidade e isso levará alguns meses”, completou Sampaio.

Vídeos relacionados