Sonho Meu e Ouro Branco estão prestes a contar com iluminação pública em LED

2 de mar de 2022 Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos
Imagem Sonho Meu e Ouro Branco estão prestes a contar com iluminação pública em LED
Sonho Meu e Ouro Branco estão prestes a contar com iluminação pública em LED

A iluminação pública de Umuarama está sendo levada a um novo patamar com o avanço da substituição de lâmpadas convencionais por luminárias LED de alta potência. Moradores do Conjunto Habitacional Sonho Meu, do Residencial Ouro Branco e de parte do Parque Irani já estão notando a diferença com um sistema mais eficiente e econômico. O investimento é significativo, mas os ganhos em segurança e conforto, bem como a economia na manutenção, fazem valer a pena.

Esta nova etapa da substituição de lâmpadas recebe investimento superior a R$ 1,3 milhão e a instalação está bem adiantada, devendo ser finalizada nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 2, a equipe contratada pelo município – mediante licitação – instalava o novo sistema no Residencial Ouro Branco.

O contrato, firmado com a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, prevê a extensão da rede elétrica nas ruas Ametista e Cristal e a substituição de 623 lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED em diversas vias dos três bairros. O investimento é de R$ 1.380.690.

Há poucas semanas, em outro contrato, foram instaladas 575 luminárias LED no Jardim Alvorada e imediações da Alimentos Zaeli. Somando as cerca de 1.200 luminárias desses dois contratos, a renovação da iluminação pública deve chegar a 50% do território do município, na estimativa do diretor de Obras da Prefeitura, engenheiro Renato Caobianco.

“Além da economia de energia, a modernização do sistema aumenta a eficiência e reduz custos com a manutenção. Os recursos economizados podem custear mais investimentos na expansão da iluminação com LED para outros bairros, até completarmos todo o município”, afirmou o diretor.

O engenheiro lembra que os investimentos na manutenção, ampliação e modernização da iluminação pública são realizados com recursos próprios, arrecadados através da tarifa cobrada na fatura mensal de energia elétrica e, no caso de terrenos sem edificações, da contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública (Cosip) lançada no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O prefeito Hermes Pimentel afirma que a intenção é atingir 100% da cidade com LED. “Não podemos fixar prazo porque os investimentos são realizados conforme a entrada de recursos das tarifas. Cada luminária instalada custa até R$ 2,5 mil, valor que varia conforme a potência indicada para cada local”, completa. Geralmente são luminárias de 110 watts para ruas e de 150 a 200 watts para as avenidas e praças, que são mais movimentadas.

Umuarama conta hoje com cerca de 20 mil postes cadastrados junto à Copel, para iluminação pública na sede e distritos de Lovat, Serra dos Dourados, Santa Eliza, Roberto Silveira e Vila Nova União, sem contar os postes instalados pela Prefeitura em novas avenidas, praças e logradouros públicos revitalizados há pouco tempo.