CASA DE APOIO

Tratamentos em Curitiba contam com hospedagem e alimentação

Data de publicação: 04/11/2025

ônibus levam e buscam pacientes em hospitais e clínicas da capital

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Pacientes de Umuarama que precisam realizar tratamentos médicos na capital do Estado contam com um importante auxílio oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Além do transporte gratuito em ônibus de linha, seguro e confortável, a hospedagem em Curitiba e o traslado até a clínica ou hospital são totalmente por conta do município, inclusive o alojamento do acompanhante, quando necessário.

Esse acompanhamento é fundamental para garantir o tratamento dos pacientes e favorece a recuperação, ao assegurar boas condições de descanso, alimentação e deslocamento sem custos extras. “Muitos não conhecem a capital do Estado e não saberiam utilizar corretamente o transporte público, taxista ou motorista de aplicativo. Além disso, teriam de administrar custos e tempo, ficando à mercê do trânsito”, comentou a secretária da Saúde, Lisbeth Scanavaca.

Com a casa de apoio oferecida pelo município, os pacientes não precisam se preocupar com isso e podem focar somente na recuperação. O acompanhamento começa assim que a consulta ou procedimento médico agendado junto ao Sistema Único de Saúde é direcionado para Curitiba ou Campo Largo, na região metropolitana da capital.

“Imediatamente a Secretaria de Saúde libera o transporte, por meio da Viação Garcia, e faz a reserva na Ideal Casa de Apoio, para o paciente e, quando for o caso, também para o acompanhante. A empresa de ônibus desembarca o paciente diretamente na hospedagem e o embarque, na volta ao município, também é realizado no local”, explica a assistente administrativo da Secretaria de Saúde, Andreia Francisco dos Santos.

A casa de apoio faz o check in do paciente com a guia liberada pela secretaria e fornece hospedagem para pernoite e descanso em quarto (alas feminina e masculina separadas); quarto com isolamento, se houver indicação médica (transplantados, pós-cirúrgicos ou terminais); berço para acomodação de bebês; banheiros masculinos e femininos separados; e área de lazer com sala de TV.

Os quartos e banheiros são dotados de acessibilidade para pacientes portadores com necessidades especiais, cadeiras para higiene e cadeiras de rodas. A alimentação também faz parte do atendimento – são no mínimo três refeições diárias. Para pacientes com restrições alimentares é feito preparo de dietas conforme as indicações médicas.

INVESTIMENTO

Com o serviço, a Secretaria de Saúde já atendeu 2.472 pacientes e acompanhantes de janeiro a outubro de 2025. O investimento nos 10 primeiros meses de 2025 já chega a R$ 300 mil, valor que não inclui o custo das passagens de ida e volta.

“É uma assistência importante que o município oferece aos pacientes, num momento de fragilidade em que buscam tratamento especializado longe de casa. Eles podem viajar tranquilos, pois não ficam desamparados”, acrescenta o prefeito Fernando Scanavaca.

Alguns pacientes sentem medo de se perder, de não ter onde ficar e comer e perder a consulta ou tratamento, mas se acalmam quando são informados que a Prefeitura oferece todo esse cuidado. “O paciente fica amparado desde o embarque no ônibus aqui em Umuarama até o retorno para sua casa, após o tratamento”, finaliza a secretária Lisbeth Scanavaca.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: