MOBILIDADE URBANA
Usuários do App da Zona Azul Digital devem ficar atentos ao e-mail
Data de publicação: 04/11/2025
Alguns usuários do aplicativo Vago!, necessário para a utilização das vagas do estacionamento rotativo pago na nova Zona Azul Digital – que passa a ter cobrança a partir desta quarta-feira, 5 – têm encontrado dificuldades por conta da confirmação que o sistema envia por e-mail, para ativação do App. De acordo com o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Valdecir Capelli, 90% dos pedidos de ajuda recebidos na central da Zona Azul Digital dizem respeito à validação do e-mail. “Ao baixar o aplicativo o usuário deve realizar um cadastro inicial que exige a inserção de um e-mail ativo para verificação. Além disso, é solicitado um número de telefone”, explica o secretário. Em relação ao telefone, o sistema envia um código de verificação via SMS, o que implica que o usuário necessite ter sinal de rede ativo e crédito disponível para receber mensagem. O segundo ponto do cadastro, e o que mais gera problemas, é a verificação do e-mail. A dica para resolver isso é que antes de finalizar o cadastro, o usuário verifique se o endereço de e-mail cadastrado está apto a receber mensagens. “O usuário precisa acessar sua caixa de entrada e verificar a data da última mensagem recebida. Identificamos casos em que usuários não recebiam e-mails desde 2023, ou seja, o endereço pode ter sido desativado. Isso impede a ativação da conta”, orienta Capelli. Os problemas mais frequentes são e-mails desativados, caixas de entrada lotadas (que impedem o recebimento de novas mensagens) e e-mails que são direcionados para a caixa de spam ou lixo eletrônico. “Todos esses fatores dificultam a ativação por e-mail, que é essencial para o funcionamento do cadastro. Só após a ativação do e-mail o cadastro do usuário é finalizado”, reforça. O secretário Capelli complementa: “Diante disso, consideramos crucial reforçar a atenção a esses problemas comuns, pois a ativação do e-mail é o maior desafio enfrentado pelos usuários e o principal motivo de contato com nosso suporte”. Mais informações sobre a Zona Azul Digital podem ser consultadas no site https://zonaazuldigital.umuarama.pr.gov.br/ Dúvidas também podem ser esclarecidas no suporte da empresa que gerencia o sistema, pelo fone/whats (43) 99961-98010 ou e-mail suporte@vago.online
Alguns usuários do aplicativo Vago!, necessário para a utilização das vagas do estacionamento rotativo pago na nova Zona Azul Digital – que passa a ter cobrança a partir desta quarta-feira, 5 – têm encontrado dificuldades por conta da confirmação que o sistema envia por e-mail, para ativação do App.
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Valdecir Capelli, 90% dos pedidos de ajuda recebidos na central da Zona Azul Digital dizem respeito à validação do e-mail. “Ao baixar o aplicativo o usuário deve realizar um cadastro inicial que exige a inserção de um e-mail ativo para verificação. Além disso, é solicitado um número de telefone”, explica o secretário.
Em relação ao telefone, o sistema envia um código de verificação via SMS, o que implica que o usuário necessite ter sinal de rede ativo e crédito disponível para receber mensagem. O segundo ponto do cadastro, e o que mais gera problemas, é a verificação do e-mail.
A dica para resolver isso é que antes de finalizar o cadastro, o usuário verifique se o endereço de e-mail cadastrado está apto a receber mensagens. “O usuário precisa acessar sua caixa de entrada e verificar a data da última mensagem recebida. Identificamos casos em que usuários não recebiam e-mails desde 2023, ou seja, o endereço pode ter sido desativado. Isso impede a ativação da conta”, orienta Capelli.
Os problemas mais frequentes são e-mails desativados, caixas de entrada lotadas (que impedem o recebimento de novas mensagens) e e-mails que são direcionados para a caixa de spam ou lixo eletrônico. “Todos esses fatores dificultam a ativação por e-mail, que é essencial para o funcionamento do cadastro. Só após a ativação do e-mail o cadastro do usuário é finalizado”, reforça.
O secretário Capelli complementa: “Diante disso, consideramos crucial reforçar a atenção a esses problemas comuns, pois a ativação do e-mail é o maior desafio enfrentado pelos usuários e o principal motivo de contato com nosso suporte”. Mais informações sobre a Zona Azul Digital podem ser consultadas no site https://zonaazuldigital.umuarama.pr.gov.br/
Dúvidas também podem ser esclarecidas no suporte da empresa que gerencia o sistema, pelo fone/whats (43) 99961-98010 ou e-mail suporte@vago.online