Diversos
Vigilância Sanitária apreende produtos irregulares nas feiras livres
Data de publicação: 18/09/2009
A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Sanitária, realiza constantemente vistorias nas Feiras Livres do Produtor, realizadas às sextas, sábados e domingos. A intenção, segundo a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, Renata Pititto, é verificar a qualidade dos serviços prestados a partir da análise dos alimentos manipulados e dos produtos expostos."A maioria está adequada às normas sanitárias de rotulagem e higiene. Porém, algumas pessoas insistem em não seguir as normas e até escondem produtos irregulares para não atrair reclamações dos consumidores mais informados, da Vigilância Sanitária e dos que estão atuando de forma correta", explica.Pititto lembra que produtos sem rotulagem e sem registro não possuem garantia de qualidade. "É sabido que muitos são feitos em condições precárias de higiene, em ambientes onde pode ocorrer a presença de moscas ou roedores, por exemplo. Da mesma forma, podem não contar com as condições ideais de armazenamento", diz.Outros aspectos que a Vigilância Sanitária busca coibir em relação ao processo de produção - e que, infelizmente, ainda são detectados, é o emprego de água não tratada, potes reutilizados apresentando resíduos e matéria prima de má qualidade. "São fatores que podem trazer sérios problemas ao consumidor final, como diarréias (com consequências mais sérias para crianças e idosos), verminoses, hepatite A, toxoplasmose, aftosa e outras incidências", exemplifica.Na mais recente vistoria, a equipe apreendeu leite in natura, queijo, mel, derivados de cana de açúcar, alimentos sem registro e rotulagem. "A maioria dos produtos estava escondida, o que comprova o conhecimento do vendedor acerca da irregularidade", observa."Não é tolerável que a minoria atrapalhe o esforço daqueles que investem em melhorias em suas respectivas propriedades, a fim de oferecer produtos com garantia de qualidade para o consumidor", destaca. As mercadorias apreendidas serão inutilizadas e um auto de infração foi lavrado.
A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Sanitária, realiza constantemente vistorias nas Feiras Livres do Produtor, realizadas às sextas, sábados e domingos. A intenção, segundo a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, Renata Pititto, é verificar a qualidade dos serviços prestados a partir da análise dos alimentos manipulados e dos produtos expostos.
"A maioria está adequada às normas sanitárias de rotulagem e higiene. Porém, algumas pessoas insistem em não seguir as normas e até escondem produtos irregulares para não atrair reclamações dos consumidores mais informados, da Vigilância Sanitária e dos que estão atuando de forma correta", explica.
Pititto lembra que produtos sem rotulagem e sem registro não possuem garantia de qualidade. "É sabido que muitos são feitos em condições precárias de higiene, em ambientes onde pode ocorrer a presença de moscas ou roedores, por exemplo. Da mesma forma, podem não contar com as condições ideais de armazenamento", diz.
Outros aspectos que a Vigilância Sanitária busca coibir em relação ao processo de produção - e que, infelizmente, ainda são detectados, é o emprego de água não tratada, potes reutilizados apresentando resíduos e matéria prima de má qualidade. "São fatores que podem trazer sérios problemas ao consumidor final, como diarréias (com consequências mais sérias para crianças e idosos), verminoses, hepatite A, toxoplasmose, aftosa e outras incidências", exemplifica.
Na mais recente vistoria, a equipe apreendeu leite in natura, queijo, mel, derivados de cana de açúcar, alimentos sem registro e rotulagem. "A maioria dos produtos estava escondida, o que comprova o conhecimento do vendedor acerca da irregularidade", observa.
"Não é tolerável que a minoria atrapalhe o esforço daqueles que investem em melhorias em suas respectivas propriedades, a fim de oferecer produtos com garantia de qualidade para o consumidor", destaca. As mercadorias apreendidas serão inutilizadas e um auto de infração foi lavrado.