SANEAMENTO

Lançada licitação para levar coleta ao Tarumã, Ipê e bairros próximos

Data de publicação: 30/01/2026

pessoas acompanham o lançamento do edital no anfiteatro da prefeitura

Carregando...
Carregando...
Carregando...

O prefeito Fernando Scanavaca, o gerente regional da Sanepar em Umuarama, Marcos Moretto, e o secretário municipal de Obras, Renato Caobianco, lançaram nesta sexta-feira, 30, o edital da Concorrência Eletrônica 03/2026, para execução das obras de instalação do sistema de esgotamento sanitário que atenderá moradores dos bairros Belo Monte, Ipê e Tarumã, entre outros.

O ato reuniu lideranças comunitárias, os vereadores Jabá da Carroceria e Ednei do Esporte, secretários e a imprensa no anfiteatro da Prefeitura. Prevendo um investimento inicial de R$ 3,6 milhões, a licitação será aberta em 26 de março e o prazo estimado para execução da obra é de 180 dias, a partir da ordem de serviço.

O gerente da Sanepar explicou que a estação elevatória será construída nos fundos do Jardim Itália II e vai conectar a rede coletora à elevatória do Conjunto Sonho Meu, que foi redimensionada e ganhou motores mais potentes para o bombeamento até a estação de tratamento, no Jardim São Cristóvão.

“Essa localização da elevatória permitirá futuras ampliações da rede coletora naquela região, que também contempla os jardins Acácias, Montreal, Bela Casa 1 e 2 e o Jardim Janina”, explicou.

O prefeito Fernando Scanavaca destacou que essa obra é resultado de um grande esforço da administração municipal junto ao governo do Estado e à direção da Sanepar. “Desde que assumiu a Prefeitura estamos lutando para antecipar essa obra. Sei da dificuldade que é a falta de esgoto, um problema que herdamos de gestões passadas, que aprovaram loteamento sem rede coletora”, relembrou.

Com essa extensão, a cobertura da coleta e tratamento de esgoto em Umuarama – que tem mais de 700 km de redes – vai aumentar de 96% para 98% da cidade, com cerca de 350 novas ligações de imediato e possibilidade de futuras ampliações. “Queremos chegar em 100% e eliminar de vez as fossas nas casas dos umuaramenses. Estamos trabalhando muito para isso. Saneamento é saúde pública e qualidade de vida”, completou Scanavaca.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: