PREVENÇÃO
Palestra reforça importância do diagnóstico precoce da hanseníase
Data de publicação: 30/01/2026
A conscientização sobre a hanseníase foi tema de uma ação voltada a pessoas em situação de rua realizada pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde. A atividade, na tarde de quinta-feira (29), no auditório da Apromo, foi conduzida pela enfermeira Iolanda Yoko Tominaga, com foco na importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença. A iniciativa integra a programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado no último domingo de janeiro, e busca ampliar o acesso à informação e ao cuidado entre os grupos mais vulneráveis, explica a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini. A hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que atinge a pele e os nervos periféricos. Se não for tratada a tempo pode causar sequelas irreversíveis. O Brasil ocupa a segunda posição mundial em número de casos, atrás apenas da Índia, concentrando cerca de 90% dos registros da América Latina. Em Umuarama, o cenário exige atenção. Somente em 2024 foram 16 novos casos confirmados, além de cinco registros em 2025. Por outro lado, o município comemora 11 pacientes curados no último ano, após a conclusão do tratamento. Atualmente seis pessoas seguem em acompanhamento, segundo a coordenadora. A hanseníase continua sendo prioridade na atenção básica e na vigilância epidemiológica em todo o Paraná. A relevância do tema levou o governo estadual a lançar, em 2025, um novo plano de enfrentamento à doença, reforçando ações preventivas e de busca ativa. O tratamento é eficaz, gratuito e disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A identificação precoce dos sintomas e o início imediato da terapia são fundamentais para interromper a transmissão e evitar incapacidades físicas. O prefeito Fernando Scanavaca destacou que o município oferece orientação e o tratamento, mas o cidadão precisa estar atento aos sintomas. "O cuidado com a saúde começa em casa. Se perceber algum sintoma, ou tiver suspeita, procure a saúde pública municipal e faça o tratamento o quanto antes", reforçou o prefeito. O slogan da campanha neste ano é 'Conhecimento que orienta, Cuidado que transforma'.
A conscientização sobre a hanseníase foi tema de uma ação voltada a pessoas em situação de rua realizada pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde. A atividade, na tarde de quinta-feira (29), no auditório da Apromo, foi conduzida pela enfermeira Iolanda Yoko Tominaga, com foco na importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença.
A iniciativa integra a programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado no último domingo de janeiro, e busca ampliar o acesso à informação e ao cuidado entre os grupos mais vulneráveis, explica a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini.
A hanseníase é uma doença crônica e infectocontagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que atinge a pele e os nervos periféricos. Se não for tratada a tempo pode causar sequelas irreversíveis. O Brasil ocupa a segunda posição mundial em número de casos, atrás apenas da Índia, concentrando cerca de 90% dos registros da América Latina.
Em Umuarama, o cenário exige atenção. Somente em 2024 foram 16 novos casos confirmados, além de cinco registros em 2025. Por outro lado, o município comemora 11 pacientes curados no último ano, após a conclusão do tratamento. Atualmente seis pessoas seguem em acompanhamento, segundo a coordenadora.
A hanseníase continua sendo prioridade na atenção básica e na vigilância epidemiológica em todo o Paraná. A relevância do tema levou o governo estadual a lançar, em 2025, um novo plano de enfrentamento à doença, reforçando ações preventivas e de busca ativa.
O tratamento é eficaz, gratuito e disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A identificação precoce dos sintomas e o início imediato da terapia são fundamentais para interromper a transmissão e evitar incapacidades físicas. O prefeito Fernando Scanavaca destacou que o município oferece orientação e o tratamento, mas o cidadão precisa estar atento aos sintomas. "O cuidado com a saúde começa em casa. Se perceber algum sintoma, ou tiver suspeita, procure a saúde pública municipal e faça o tratamento o quanto antes", reforçou o prefeito. O slogan da campanha neste ano é 'Conhecimento que orienta, Cuidado que transforma'.
Ver fotos no Flickr