Diversos

Primavera liga o “sinal de alerta” em relação à ameaça da dengue

Data de publicação: 24/09/2009

Foto da matéria Primavera liga o “sinal de alerta” em relação à ameaça da dengue

A Prefeitura de Umuarama, através da Secretaria de Saúde, está reforçando o alerta emitido pelo governo do Estado em relação ao desafio de enfrentar a dengue. Com a chegada da primavera, os cuidados devem ser intensificados, pois as chuvas são mais frequentes nesta época do ano, o que aumenta o perigo de água acumulada, local propício para a reprodução do mosquito transmissor da doença.
Recente levantamento mostra que três vírus diferentes da dengue circulam no Estado, o que pode possibilitar uma epidemia de dengue hemorrágica. Como inexiste perspectiva para vacina, a eliminação dos focos de reprodução do mosquito é o caminho. Para tanto, a participação da população é fundamental.
No último Levantamento de Índice Rápido de Infestação (Lira), realizado em julho, o índice caiu para 0,5% em Umuarama. O Ministério da Saúde (MS) recomenda que seja no máximo de 1% para cidades com cerca de 100 mil habitantes. "É necessário não esmorecer", observa o secretário Jorge Mauro Jardim.
A equipe responsável pelo combate à dengue no município foi reforçada recentemente, com a contratação de oito novos agentes. "A secretaria está atuando incansavelmente e conta, uma vez mais, com a participação efetiva da sociedade", diz.
Compartilhar: