Diversos

Prefeitura decreta situação de emergência, mas realização dos Jojup’s está assegurada

Data de publicação: 23/09/2009

Foto da matéria Prefeitura decreta situação de emergência, mas realização dos Jojup’s está assegurada

Os estragos causados pela ocorrência de chuva forte e vendavais intensos durante a madrugada levaram o prefeito Moacir Silva a decretar, no final da manhã de ontem (23), situação de emergência em Umuarama.
Por volta das 2h, ventos superiores a 70 quilômetros por hora (com duração de aproximadamente cinco minutos) atingiram, no perímetro urbano, Zona II, Jardim das Paineiras, Jardim dos Pioneiros, Jardim Petrópolis, Jardim Colibri, Jardim Indaiá, Jardim Iguaçu, Jardim Panorama, Jardim Cruzeiro, Bosque dos Xetás e adjacências do Cemitério Municipal. Na zona rural, propriedades localizadas na Estrada Vermelha foram afetadas.
O dia foi de contabilizar prejuízos, mas também de "arregaçar as mangas" para dezenas de famílias umuaramenses e equipes da Prefeitura, Defesa Civil e voluntariado. Já no início da manhã, equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Rodoviários iniciaram os serviços de limpeza. Várias árvores foram arrancadas com raiz e tudo na Zona II (nas avenidas Rio de Janeiro, São Paulo, rua Amazonas e regiões próximas) e em outros pontos. A repentina intempérie também deixou sua marca em praças esportivas e no Cemitério Municipal. No Centro Poliesportivo, um muro cedeu. Diversas casas foram destelhadas no Jardim Petrópolis e em outros bairros.
Segundo levantamento da Defesa Civil, 35 pessoas ficaram desalojadas, 8 desabrigadas e metade da população ficou sem fornecimento de energia elétrica em algum momento do dia. Aproximadamente 90 residências foram danificadas e duas destruídas. Quinze empresas sofreram prejuízos. Até o final da tarde, 1.200 metros quadrados de lona foram distribuídos para amenizar o drama das famílias atingidas.

Levantamento
O prefeito Moacir Silva visitou pessoalmente diversos locais atingidos pelos vendavais. Acompanhado pelos secretários Márcio Maia (Obras, Urbanismo e Habitação) e Sidnei Vedovoto (Serviços Públicos e Rodoviários), ele fez questão de frisar que a realização da fase final dos Jogos da Juventude (Jojup's) no município, de 25 de setembro a 2 de outubro, está assegurada.
"Estamos mobilizando toda a estrutura da administração municipal para que o cronograma da competição seja mantido. As frentes de trabalho estão providenciando os reparos necessários e teremos sim, pela terceira vez na história, a realização dos Jogos da Juventude em Umuarama", disse.

 

Foco social
Várias famílias foram atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Uma família foi encaminhada para o albergue e a Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social, providenciou cobertores e colchões. "Fizemos contato com o albergue para a acolhida de famílias em situação de risco e enviamos alimentos não perecíveis e verduras para auxiliar nas refeições. O Provopar também desempenhou um importante papel no auxílio às vítimas do vendaval", explica a secretária Marcela Laino Verrillo.

Compartilhar: