Diversos

Final de ano oferece centenas de vagas

Data de publicação: 09/10/2009

Foto da matéria Final de ano oferece centenas de vagas

O sonho de arrumar um emprego pode se tornar realidade no final deste ano. Uma pesquisa encomendada pelo Ilustrado à Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU), constatou que as empresas devem gerar 244 vagas temporárias para atender a demanda de vendas na época festiva de Natal e Ano Novo. Também existem outras 300 vagas efetivas disponíveis na Agência do Trabalhador de Umuarama. Expectativa é de que as vendas aumentem de 10 a 15% com relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa revelou que a maioria das vagas será oferecida por empresas que comercializam calçados. Uma das lojas irá disponibilizar sozinha, 25 empregos temporários. Por outro lado, os supermercados não irão gerar nenhuma vaga. Os gerentes, entrevistados pela equipe da ACIU, alegaram que fazem remanejamento dos funcionários, e não geram serviços temporários, isto vale para todas as redes. Os números surpreenderam a presidente da ACIU, Elza Botelho, que disse estar otimista com relação às vendas no final de 2009. "Com todas estas pessoas que serão contratadas e irão reforçar as equipes de vendas, nossos consumidores se sentirão em casa. A ACIU investiu em muitos cursos e palestras relacionados às vendas e ao bom atendimento. Acredito que o comércio local está preparado para atender bem aos consumidores", avaliou.
Quanto aos candidatos que esperam mais que um emprego temporário, Elza dá uma dica. "A pessoa que conseguir uma das vagas precisa se superar e fazer o melhor. Com isso, a direção da empresa certamente irá fazer de tudo para efetivá-la. Todos os candidatos devem investir em sua carreira, fazer cursos. Se está desempregado, aproveite o tempo livre para se aperfeiçoar, para que quando apareça o emprego, a pessoa esteja pronta para tomar posse da vaga", alertou.
A presidente da ACIU explicou que o volume de vendas deve superar ao do mesmo período do ano passado, devido ao momento financeiro do país. "Em 2008 passávamos pela crise financeira e neste ano a situação está mais controlada. Estamos otimistas que o final de 2009 seja melhor ainda", previu.

Sobram vagas, faltam qualificados
Na Agência do Trabalhador de Umuarama, a expectativa também é positiva. O gerente da agência na cidade, Gilberto Aluísio Dangnoni Truiz, contou que a oferta de empregos temporários já começou. "Hoje disponibilizamos cerca de 300 vagas em empresas do comércio e da indústria, e a perspectiva é de que o número aumente aproximadamente de 30 a 40% até o final do ano. O único problema está na falta de mão de obra qualificada", avisou. Truiz informou que somente ontem, uma indústria de óleo que está se instalando na cidade disponibilizou 100 vagas. "Nós só conseguimos preencher 20 vagas. Outro setor que oferta muitos empregos é o de corte e costura", revelou.

Primeiro emprego
Para ajudar os ‘marinheiros de primeira viagem', Umuarama dispõe do Programa Municipal do Primeiro Emprego. O secretário municipal de Indústria e Comércio, Gilberto Pernomian, explicou que os interessados, tanto candidatos ao emprego como as empresas, devem procurar a Prefeitura e fazer os cadastros. Aproximadamente 300 jovens de 16 a 24 anos, inscritos no programa, esperam ser chamados pelas empresas.
De benefício, como incentivo, a empresa que contratar um destes candidatos terão, a partir do ano subseqüente, um crédito junto ao município. "Com relação a cada funcionário, mensalmente, a empresa terá direito a 40% do salário mínimo nacional vigente. No final de 12 meses, o empregador terá direito ao crédito que ele poderá descontar nos encargos municipais. Este crédito vence, ele usando ou não, após 12 meses", informou.
O crédito poderá ser utilizado, por exemplo, para pagamento de IPTU, ISSQN e ITBI. O limite do programa é a contratação de cinco funcionários por CNPJ. O Programa do Primeiro Emprego já colhe frutos. Na cidade, 86 pessoas já foram contratadas. Outro aspecto positivo é que, além da empresa e do funcionário, o município também é beneficiado com a geração de emprego e renda.

(Umuarama Ilustrado)

Compartilhar: