Diversos

Criatividade marca o 1º Festival de Paródias

Data de publicação: 09/10/2009

Foto da matéria Criatividade marca o 1º Festival de Paródias

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Referência em DST/HIV/AIDS, realizou com êxito o 1º Festival de Paródias ‘Prevenção e Arte'. O evento superou as expectativas, lotando o Centro Cultural Schubert ontem (8) à tarde. As torcidas organizadas esbanjaram energia e paródias criativas asseguraram o nível da competição. "Obviamente, mais importante que a disputa em si é a mensagem", avalia a coordenadora Creagair de Oliveira. "Na busca por novas estratégias para trabalhar o tema da prevenção, encontramos no festival de paródias uma fórmula adequada", diz.
Além de propiciar a integração entre o centro de referência e as equipes do programa Saúde da Família (PSF), a promoção conseguiu envolver a comunidade. Fazer com que os profissionais utilizem estratégias diversificadas ao abordarem o assunto também é um dos focos.
O julgamento das apresentações levou em conta quesitos como criatividade para vestimenta, elaboração da letra, melodia e o desempenho dos instrumentos empregados. "Foi um trabalho árduo. As equipes estão de parabéns pelo empenho", diz o secretário Jorge Mauro Jardim.
A diferença entre as equipes foi pequena. A classificação ficou assim: 1º PSF Jaboticabeiras (TV/DVD); 2º PSF Industrial (aparelho de som); 3º PSF Primeiro de Maio (aparelho de som). Também participaram as representações do Jardim Cruzeiro e do 26 de Junho). "O evento foi, sem exagero, um sucesso", destacou Jardim.

PSF
A Prefeitura iniciou recentemente a implantação de três novas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Com isso, o número será elevado de 8 para 11. O município caminha para atingir 50 % de cobertura. Cada equipe atende, em média, a 3,5 mil pessoas. Um dos méritos do programa é a troca do modelo de atenção com foco na assistência curativa e no sistema hospitalar por outra estratégia, atuando na prevenção dos agravos e na promoção e recuperação da saúde. Das equipes que reforçam o programa, a primeira já está atuando na região do Conjunto Guarani (formada por médico, enfermeira, duas auxiliares de enfermagem, dentista e três agentes comunitários - outros três serão contratados). Na sequência, serão efetivadas equipes para atender as regiões do San Remo e Dom Bosco.

Compartilhar: