Diversos

Agentes ambientais recebem kits de trabalho

Data de publicação: 26/08/2009

Foto da matéria Agentes ambientais recebem kits de trabalho

Os cerca de 50 agentes ambientais do município receberam ontem (26) pela manhã, no anfiteatro da Prefeitura, kits completos para o melhor desempenho de suas funções. Os conjuntos, compostos por bolsa apropriada, agasalho, camisetas, boné e materiais complementares foram entregues pelo prefeito Moacir Silva, pelo secretário de Saúde, Jorge Mauro Jardim, e pelo diretor Sergio Eko.
Os kits foram adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Saúde. Foram investidos mais de R$ 11 mil. "A atual administração busca, antes de mais nada, a valorização do funcionalismo. Foi assim na semana passada, quando entregamos uniformes e equipamentos para os vigilantes municipais. Agora é a vez dos agentes ambientais, que desenvolvem um trabalho árduo, de sol a sol - nem sempre reconhecido, mas que é de extrema importância para a sociedade", comentou o prefeito.
Moacir Silva destacou os resultados atingidos em 2009 graças à atuação direta dos agentes, como a redução do índice de infestação da dengue, que de 1,7%, em abril, caiu para 0,5% em julho. O Ministério da Saúde (MS) recomenda que seja no máximo de 1% para cidades com cerca de 100 mil habitantes. O resultado foi apurado no terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação para Aedes aegypti (Lira) do ano.
Por outro lado, a equipe responsável pelo combate à dengue foi reforçada com a contratação de novos agentes. "Termos atingido um patamar satisfatório não quer dizer que possamos descuidar. O alerta deve estar sempre presente", diz o secretário Jorge Mauro Jardim.
Outro resultado destacado pelo prefeito é o saldo dos ‘arrastões' realizados no ano, que recolheram mais de 300 toneladas de materiais como pneus, garrafas, latas, brinquedos, plásticos, móveis velhos e outros recipientes que podem favorecer a reprodução do mosquito transmissor.
Compartilhar: