Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Umuarama registra 104 casos de dengue em uma semana e já soma 347

Compartilhar:
8 de abr de 2022 Covisa
Imagem Umuarama registra 104 casos de dengue em uma semana e já soma 347
Umuarama registra 104 casos de dengue em uma semana e já soma 347

O número de casos de dengue saltou de 243 para 347 em Umuarama, com a confirmação de 104 novos casos em apenas uma semana. As regiões de mais duas unidades básicas de saúde entraram em surto, conforme boletim do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental e agora são cinco UBS com grande volume de casos positivos.

Quase 90% das 117 notificações registradas ao longo da semana tiveram diagnóstico positivo para a doença – já são 797 registros, desde o início do período sazonal, dos quais 424 foram descartados e 347 confirmados, além de 25 suspeitas que seguem em investigação e um caso inconclusivo.

No território do município, das 115 localidades consideradas para o acompanhamento detalhado das questões de saúde pública, a dengue já está presente em 68 bairros e também no povoado de Vila Nova Jerusalém. Não há confirmações nos demais distritos e não houve óbitos nem casos graves no atual período.

A situação é mais crítica nas unidades de saúde do Jardim Cruzeiro, com 23 casos positivos; Posto de Saúde Central, com 28; Guarani/Anchieta, também com 28; Jardim Panorama, com 50; e o Centro de Saúde Escola (CSE) – que atende à população residente na região central – disparado na liderança, agora com 132 casos acumulados desde agosto passado – só nessa semana a unidade teve mais 44 novos casos.

A dengue está por praticamente toda a área urbana de Umuarama. Além das cinco UBS em surto, sete unidades de saúde estão em situação de alerta – Vitória Régia (com 12 casos), Cidade Alta (11), Jardim Lisboa (11), San Remo (9), Jardim União (8), Sonho Meu (7) e Jabuticabeiras (6) e outras seis unidades registram baixa incidência de casos. Na zona rural já foram contabilizadas oito confirmações.

“A coleta de lixo e de recicláveis está funcionando regularmente em Umuarama e cobre toda a área urbana e algumas estradas rurais. Estamos fazendo uma grande ação de limpeza no Sonho Meu, Conjunto Cândido Portinari e no Belo Monte, que já recolheu quase 130 toneladas de entulho, móveis velhos e resíduos diversos. Mas a população também precisa fazer sua parte no combate à dengue, mantendo os quintais limpos e livres de recipientes que acumulem água”, recomendou o prefeito Hermes Pimentel.