Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Mais duas unidades básicas de saúde entram em surto de dengue

Compartilhar:
1 de abr de 2022 Covisa
Imagem Mais duas unidades básicas de saúde entram em surto de dengue
Mais duas unidades básicas de saúde entram em surto de dengue

A evolução dos casos de dengue vem aumentando o nível de alerta em Umuarama. Nesta semana, as regiões de mais duas unidades básicas de saúde entraram em surto. O Jardim Panorama, com 29 positivos, e o Posto de Saúde Central, com 21, se juntaram ao Centro de Saúde Escola (CSE), que lidera o ranking com 88 casos confirmados desde agosto do ano passado.

Dentre as 67 notificações registradas desde o último domingo, 27, o Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental confirmou mais 44 casos de dengue – elevando para 243 o acumulado do período sazonal; 27 exames tiveram resultado negativo e 28 possíveis casos seguem em investigação. Desde agosto passado as notificações de suspeita de dengue somam 680, das quais 409 foram descartadas.

Outro número preocupante é o total de regiões onde já foram confirmados casos da doença. O território do município é dividido em 115 localidades para um acompanhamento mais detalhado da saúde e a dengue já está presente em 65 bairros, além do povoado de Vila Nova Jerusalém, que registrou o primeiro caso esta semana. Nos demais distritos ainda não houve confirmações, bem como na UBS Bem-Estar. Não houve óbitos nem casos graves em Umuarama no atual período.

Além das três UBS em surto, sete unidades de saúde estão em situação de alerta – Cidade Alta (com 11 casos), Guarani/Anchieta (21), Jardim Cruzeiro (14), Jardim União (7), Jardim Lisboa (9), Sonho Meu (6) e Vitória Régia (8 positivados), e outras oito unidades registram baixa incidência de casos, além da zona rural – onde já houve seis confirmações.