ALERTA
Procon orienta consumidores para compras seguras na Black Friday
Data de publicação: 14/11/2025
Com a proximidade da Black Friday, o Procon de Umuarama divulga uma série de orientações para que os consumidores possam aproveitar as promoções sem cair em armadilhas. O órgão reforça a importância da pesquisa prévia e da atenção aos detalhes para garantir bons negócios e evitar dores de cabeça. Baseado na campanha ‘Checklist Black Friday’, o Procon destaca os principais pontos de atenção. Cuidado com a ‘metade do dobro’ – A dica mais conhecida, mas sempre necessária, é sobre os descontos anunciados. “O desconto é real?”, questiona a campanha. Para evitar a prática da ‘metade do dobro’ (quando o lojista aumenta o preço dias antes para depois ‘baixá-lo’ na promoção), o Procon Umuarama recomenda que o consumidor monitore os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday, e que tire prints (capturas de tela) ou use comparadores de preço para garantir que o desconto é verdadeiro. Atenção ao Valor Total: Produto + Frete – Muitas vezes, um produto com preço muito baixo pode esconder um frete caríssimo. O Procon alerta que o que importa é o valor total da compra. “Compare o preço final (produto + frete) em diferentes lojas antes de fechar o pedido”, orienta a secretária municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Aline Cunha Martiolli. Prazos, pagamentos e segurança on-line – A segurança digital é um pilar fundamental das compras on-line. O órgão orienta que o consumidor verifique se o site é confiável. • Procure o ‘https://’ e o ícone de cadeado na barra de endereço. • Evite comprar por links recebidos em WhatsApp ou e-mail. • Consulte o CNPJ e a reputação da loja em sites como Reclame Aqui ou Consumidor.gov.br. Na hora de pagar, o cuidado deve ser redobrado. Caso a opção seja pagamento com PIX, confira se o destinatário é a loja (CNPJ). Se estiver usando cartão de crédito, dê preferência ao cartão virtual e nunca salve os dados do seu cartão no site. O prazo de entrega também é um direito – A loja é obrigada a informar a data limite antes da finalização da compra. Verifique se o prazo atende sua necessidade (especialmente se for um presente) e guarde o comprovante da data prometida.Canal oficial para reclamações A secretária de Proteção e Defesa do Consumidor de Umuarama/Procon, Aline Cunha Martiolli, reforça os cuidados e alerta sobre a importância de formalizar queixas no lugar certo. “O consumidor deve estar atento, pesquisar e guardar todos os comprovantes, prints de tela, e-mails de confirmação e notas fiscais. Caso tenha qualquer problema, a sua reclamação deve ser feita diretamente ao Procon”, orienta. Segundo a secretária, “reclamações em redes sociais, por exemplo, não têm eficácia alguma para a resolução legal do problema. O consumidor deve abrir sua reclamação no Procon para que possamos agir”, destaca. Um ponto que gera muitas dúvidas é a diferença entre a política de troca em lojas físicas e o direito de arrependimento em compras on-line. Sobre a compra on-line (ou por telefone) a lei é clara. O consumidor tem 7 dias (contados do recebimento do produto) para se arrepender, devolver o item e receber seu dinheiro de volta, sem custo. Já caso a compra seja em loja física, o lojista só é obrigado a trocar produtos com defeito. A troca por tamanho, cor ou porque o consumidor ‘não gostou’ é uma cortesia da loja. Por isso, pergunte sobre a política de troca antes de comprar. O prazo para troca de produtos com defeito é de 30 dias (não duráveis, como alimentos) ou 90 dias (duráveis, como eletrodomésticos e roupas). INCENTIVO O prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, também comentou sobre a data, lembrando da importância de fortalecer a economia da cidade. “A Black Friday é uma data importante para o comércio e pedimos que o consumidor também olhe com carinho para as nossas lojas. Reforçamos a importância de comprar no comércio de Umuarama, estimulando a economia local, gerando emprego e renda para nossa própria gente”, disse o prefeito.
Com a proximidade da Black Friday, o Procon de Umuarama divulga uma série de orientações para que os consumidores possam aproveitar as promoções sem cair em armadilhas. O órgão reforça a importância da pesquisa prévia e da atenção aos detalhes para garantir bons negócios e evitar dores de cabeça. Baseado na campanha ‘Checklist Black Friday’, o Procon destaca os principais pontos de atenção.
Cuidado com a ‘metade do dobro’ – A dica mais conhecida, mas sempre necessária, é sobre os descontos anunciados. “O desconto é real?”, questiona a campanha.
Para evitar a prática da ‘metade do dobro’ (quando o lojista aumenta o preço dias antes para depois ‘baixá-lo’ na promoção), o Procon Umuarama recomenda que o consumidor monitore os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday, e que tire prints (capturas de tela) ou use comparadores de preço para garantir que o desconto é verdadeiro.
Atenção ao Valor Total: Produto + Frete – Muitas vezes, um produto com preço muito baixo pode esconder um frete caríssimo. O Procon alerta que o que importa é o valor total da compra. “Compare o preço final (produto + frete) em diferentes lojas antes de fechar o pedido”, orienta a secretária municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Aline Cunha Martiolli.
Prazos, pagamentos e segurança on-line – A segurança digital é um pilar fundamental das compras on-line. O órgão orienta que o consumidor verifique se o site é confiável.
• Procure o ‘https://’ e o ícone de cadeado na barra de endereço.
• Evite comprar por links recebidos em WhatsApp ou e-mail.
• Consulte o CNPJ e a reputação da loja em sites como Reclame Aqui ou Consumidor.gov.br.
Na hora de pagar, o cuidado deve ser redobrado. Caso a opção seja pagamento com PIX, confira se o destinatário é a loja (CNPJ). Se estiver usando cartão de crédito, dê preferência ao cartão virtual e nunca salve os dados do seu cartão no site.
O prazo de entrega também é um direito – A loja é obrigada a informar a data limite antes da finalização da compra. Verifique se o prazo atende sua necessidade (especialmente se for um presente) e guarde o comprovante da data prometida.
Canal oficial para reclamações
A secretária de Proteção e Defesa do Consumidor de Umuarama/Procon, Aline Cunha Martiolli, reforça os cuidados e alerta sobre a importância de formalizar queixas no lugar certo.
“O consumidor deve estar atento, pesquisar e guardar todos os comprovantes, prints de tela, e-mails de confirmação e notas fiscais. Caso tenha qualquer problema, a sua reclamação deve ser feita diretamente ao Procon”, orienta.
Segundo a secretária, “reclamações em redes sociais, por exemplo, não têm eficácia alguma para a resolução legal do problema. O consumidor deve abrir sua reclamação no Procon para que possamos agir”, destaca.
Um ponto que gera muitas dúvidas é a diferença entre a política de troca em lojas físicas e o direito de arrependimento em compras on-line.
Sobre a compra on-line (ou por telefone) a lei é clara. O consumidor tem 7 dias (contados do recebimento do produto) para se arrepender, devolver o item e receber seu dinheiro de volta, sem custo.
Já caso a compra seja em loja física, o lojista só é obrigado a trocar produtos com defeito. A troca por tamanho, cor ou porque o consumidor ‘não gostou’ é uma cortesia da loja. Por isso, pergunte sobre a política de troca antes de comprar. O prazo para troca de produtos com defeito é de 30 dias (não duráveis, como alimentos) ou 90 dias (duráveis, como eletrodomésticos e roupas).
INCENTIVO
O prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, também comentou sobre a data, lembrando da importância de fortalecer a economia da cidade. “A Black Friday é uma data importante para o comércio e pedimos que o consumidor também olhe com carinho para as nossas lojas. Reforçamos a importância de comprar no comércio de Umuarama, estimulando a economia local, gerando emprego e renda para nossa própria gente”, disse o prefeito.
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