Assistência Social
Treinamento sobre criatividade e inovação é o novo investimento da Assistência Social
Data de publicação: 24/03/2022
Os coordenadores dos serviços da Secretaria de Assistência Social de Umuarama iniciaram na última semana um treinamento em estimulação para o pensamento inovador e criativo, por meio de ferramentas de ‘design thinking’. Serão 10 horas de aprendizado em cinco encontros, realizados sempre às sextas-feiras, e o treinamento acontece na Secretaria-Executiva dos Conselhos com duas horas a cada etapa. A secretária municipal de Assistência Social, Adnetra dos Prazeres Santana, explica que o curso traz ferramentas utilizadas por grandes empresas para promover o desenvolvimento. “A Prefeitura de Umuarama é uma grande empresa e tem buscado inovar. A ideia é alcançar melhores resultados no atendimento ao usuário da assistência social. A abordagem traz novos pontos de vista e estimula a produção de ideias para aprender com os erros e evoluir rapidamente. É aprender fazendo”, resumiu. Segundo a secretária, as bases do ‘design thinking’ são empatia, experimentação e prototipação. O processo ajuda a gerar e aprimorar ideias em fases, que vão da identificação do desafio até a solução. “É uma abordagem que prepara nossos coordenadores para melhorarem a prestação de serviços e também a gestão, num setor de extrema sensibilidade na administração pública que é a assistência social”, completou Adnetra. O primeiro encontro focou em entender o outro para poder ofertar um atendimento de qualidade, inovador. Conforme os palestrantes, que ministraram a aula de Maringá – por videoconferência –, o cenário atual tem informação acessível a todos, competitividade e incertezas de um mercado cada vez mais dinâmico. A segunda etapa será realizada nesta sexta-feira, 25. Diante dos aspectos econômico, social, cultural e sustentável, a cidade precisa ser criativa, participativa, atraente e responsável. “A cultura do ‘design thinking’ visa construir cidades inteligentes, com uma estrutura urbana eficiente e intuitiva, melhorando a convivência e interação entre as pessoas com tecnologias de informação e comunicação, gestão moderna, liderança integrativa e ações sociais, planejamento e governança, proporcionando o desenvolvimento pleno”, ensinam Leandro Dias Lourenço e Elisângela Pierin Dias Lourenço, do Grupo LD Consultoria. “As pessoas estão mais conectadas e os grupos mais diversificados, com muitas opções. O propósito de inovar vem para melhorar a vida das pessoas. Exercer o poder de decisão para aqueles que estão na liderança garante que oportunidades não sejam perdidas”, completam os palestrantes.
Os coordenadores dos serviços da Secretaria de Assistência Social de Umuarama iniciaram na última semana um treinamento em estimulação para o pensamento inovador e criativo, por meio de ferramentas de ‘design thinking’. Serão 10 horas de aprendizado em cinco encontros, realizados sempre às sextas-feiras, e o treinamento acontece na Secretaria-Executiva dos Conselhos com duas horas a cada etapa.
A secretária municipal de Assistência Social, Adnetra dos Prazeres Santana, explica que o curso traz ferramentas utilizadas por grandes empresas para promover o desenvolvimento. “A Prefeitura de Umuarama é uma grande empresa e tem buscado inovar. A ideia é alcançar melhores resultados no atendimento ao usuário da assistência social. A abordagem traz novos pontos de vista e estimula a produção de ideias para aprender com os erros e evoluir rapidamente. É aprender fazendo”, resumiu.
Segundo a secretária, as bases do ‘design thinking’ são empatia, experimentação e prototipação. O processo ajuda a gerar e aprimorar ideias em fases, que vão da identificação do desafio até a solução. “É uma abordagem que prepara nossos coordenadores para melhorarem a prestação de serviços e também a gestão, num setor de extrema sensibilidade na administração pública que é a assistência social”, completou Adnetra.
O primeiro encontro focou em entender o outro para poder ofertar um atendimento de qualidade, inovador. Conforme os palestrantes, que ministraram a aula de Maringá – por videoconferência –, o cenário atual tem informação acessível a todos, competitividade e incertezas de um mercado cada vez mais dinâmico. A segunda etapa será realizada nesta sexta-feira, 25.
Diante dos aspectos econômico, social, cultural e sustentável, a cidade precisa ser criativa, participativa, atraente e responsável. “A cultura do ‘design thinking’ visa construir cidades inteligentes, com uma estrutura urbana eficiente e intuitiva, melhorando a convivência e interação entre as pessoas com tecnologias de informação e comunicação, gestão moderna, liderança integrativa e ações sociais, planejamento e governança, proporcionando o desenvolvimento pleno”, ensinam Leandro Dias Lourenço e Elisângela Pierin Dias Lourenço, do Grupo LD Consultoria.
“As pessoas estão mais conectadas e os grupos mais diversificados, com muitas opções. O propósito de inovar vem para melhorar a vida das pessoas. Exercer o poder de decisão para aqueles que estão na liderança garante que oportunidades não sejam perdidas”, completam os palestrantes.
Ver fotos no Flickr