Umutrans

Semana Nacional do Trânsito inicia atividades em Umuarama

Data de publicação: 19/09/2022

Foto da matéria Semana Nacional do Trânsito inicia atividades em Umuarama

Carregando...
Carregando...
Carregando...

A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), com apoio da Polícia Militar e do Detran, e o patrocínio da cooperativa de crédito Sicoob, iniciou nesta segunda-feira, 19, as ações da Semana Nacional do Trânsito em Umuarama. A meta é manter a trajetória de queda no número de vítimas de acidentes notada a partir de 2019, quando a cidade registrou 15 mortes no trânsito – em 2020 foram nove, mesmo número em 2021 e cinco neste ano, até o final de agosto.

Apesar da redução na letalidade, o número de acidentes permanece alto – 450 no primeiro semestre do ano passado e 494 neste ano, ante 444 em 2020. De acordo com a Sestram, as principais causas dos acidentes são imprudência, imperícia e negligência, excesso de velocidade e embriaguez ao volante. A frota de Umuarama conta hoje com 93.852 veículos, entre os quais 27 mil motos. O Brasil registra mais de 30 mil mortes por ano no trânsito e gasta mais de R$ 800 milhões com atendimento médico.

Além de uma série de campanhas educativas, o município tem adotado outras medidas para levar mais segurança ao trânsito, como melhorias constantes na sinalização viária horizontal e vertical, implantação de equipamentos educativos de velocidade (os ‘anjinhos’), aumento na fiscalização eletrônica de velocidade e de avanço de sinal vermelho e implantação da área de espera para motocicletas em cruzamentos semaforizados.

“Uma dessas ações é a Semana Nacional de Trânsito, que envolve as mídias sociais, realização de blitze de trânsito em parceria entre a Umutrans, Guarda Municipal e Polícia Militar, distribuição de material educativo com apoio do Detran e Sicoob e orientações nas escolas”, destacou a diretora de Trânsito, Dianês Maria Piffer, ao abrir as atividades na manhã desta segunda-feira, 19, no semáforo da av. Padre José Germano Neto Júnior com a Ângelo Moreira da Fonseca.

O foco neste ano é a responsabilidade de cada um para evitar acidentes, com o tema “No trânsito, todos nós podemos salvar vidas” e um trabalho mais intenso para os condutores deixarem de utilizar o celular na condução de veículos. “Agradecemos o apoio de todos os parceiros, especialmente o Sicoob, que patrocinou os panfletos educativos, e também o empenho da administração do prefeito Hermes Pimentel para melhorar o trânsito em Umuarama”, destacou Dianês.

Acompanharam a abertura da semana, ainda, o diretor da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Rissato, as equipes de agentes de trânsito e da Polícia Militar, o diretor-superintendente do Sicoob, Fábio Viar, e a gerente da agência Padre José Germano, Lilian Carla Firmino.

Ainda nesta segunda-feira a Escolinha de Trânsito da Umutrans recebeu a visita de alunos da Escola Especial Nice Braga, da Apae, que tiveram uma aula prática sobre como o pedestre deve se comportar no trânsito, na minicidade educativa da Sestram.

Nesta terça-feira, 20, às 9h, será realizada uma blitz com a participação de agentes de trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar. Na quarta, das 16h às 18h, haverá ação com os óculos simuladores de embriaguez na Feira do Produtor, atrás do Estádio Lúcio Pipino, e palestra da Umutrans na Universidade Paranaense (Unipar), das 16 às 17h30.

 

ACIDENTES E ÓBITOS

ANO

TOTAL DE ACIDENTES

TOTAL DE ÓBITOS

2017

1.105

16

2018

1.041

13

2019

1.034

15

2020

880

09

2021

985

09

2022 (parcial)

494

05

Mais imagens: clique aqui

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: