ESTACIONAMENTO
Zona Azul Digital já está valendo na região central de Umuarama
Data de publicação: 20/10/2025
Reunindo diversas autoridades, entre vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada, o prefeito Fernando Scanavaca lançou na manhã desta segunda-feira, 20, no baixadão da avenida Paraná, a Zona Azul Digital. Com o sistema, a gestão do novo estacionamento rotativo de Umuarama será feita pela própria administração municipal e o lucro – quando houver – será revertido em prol da melhoria do trânsito urbano. O objetivo do serviço é promover a rotatividade nas vagas de estacionamento da área delimitada, na região central, a fim de que mais consumidores tenham a oportunidade de circular pelo comércio, promovendo o aumento das vendas e garantindo mais conforto à população. O prefeito lembrou que não haverá cobrança para motocicletas, desde que devidamente estacionadas nas vagas demarcadas, e que a cobrança para os veículos terá preço justo – a partir de R$ 1,00 por 30 minutos. A Zona Azul Digital é um modelo moderno de gestão das vagas regulamentadas, que coloca Umuarama entre as cidades com melhor sistema em uso no país e que funciona de forma prática e descomplicada. Ela disponibiliza parquímetros por toda área de abrangência, mas também acesso on-line (via QR Code) e aplicativo onde o usuário deve fazer o cadastro e autorizar o envio de mensagens. “O sistema inteligente facilita o dia a dia do usuário. Durante 15 dias não teremos a geração de infrações, para que o cidadão tenha tempo de adaptação e conhecimento sobre o novo sistema. Nesse período haverá campanhas de orientação e distribuição de materiais com instruções básicas para deixar a interação com a Zona Azul Digital ainda mais tranquila”, explicou o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), Valdecir Capelli. Estiveram presentes ao laçamento do rotativo pago a presidente da Aciu, empresária Carla Fransquette, o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama, Valcir Simão, a vice-prefeita Márcia Bononi, a primeira-dama e secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, o presidente da Câmara, Luiz Antônio Caviquiolli, e o vereador Marquinhos do Climério, e o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, entre outras autoridades. O aplicativo para utilização da Zona Azul Digital é o ‘Vago’ e pode ser baixado AQUI e AQUI
Reunindo diversas autoridades, entre vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada, o prefeito Fernando Scanavaca lançou na manhã desta segunda-feira, 20, no baixadão da avenida Paraná, a Zona Azul Digital. Com o sistema, a gestão do novo estacionamento rotativo de Umuarama será feita pela própria administração municipal e o lucro – quando houver – será revertido em prol da melhoria do trânsito urbano.
O objetivo do serviço é promover a rotatividade nas vagas de estacionamento da área delimitada, na região central, a fim de que mais consumidores tenham a oportunidade de circular pelo comércio, promovendo o aumento das vendas e garantindo mais conforto à população. O prefeito lembrou que não haverá cobrança para motocicletas, desde que devidamente estacionadas nas vagas demarcadas, e que a cobrança para os veículos terá preço justo – a partir de R$ 1,00 por 30 minutos.
A Zona Azul Digital é um modelo moderno de gestão das vagas regulamentadas, que coloca Umuarama entre as cidades com melhor sistema em uso no país e que funciona de forma prática e descomplicada. Ela disponibiliza parquímetros por toda área de abrangência, mas também acesso on-line (via QR Code) e aplicativo onde o usuário deve fazer o cadastro e autorizar o envio de mensagens.
“O sistema inteligente facilita o dia a dia do usuário. Durante 15 dias não teremos a geração de infrações, para que o cidadão tenha tempo de adaptação e conhecimento sobre o novo sistema. Nesse período haverá campanhas de orientação e distribuição de materiais com instruções básicas para deixar a interação com a Zona Azul Digital ainda mais tranquila”, explicou o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), Valdecir Capelli.
Estiveram presentes ao laçamento do rotativo pago a presidente da Aciu, empresária Carla Fransquette, o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama, Valcir Simão, a vice-prefeita Márcia Bononi, a primeira-dama e secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, o presidente da Câmara, Luiz Antônio Caviquiolli, e o vereador Marquinhos do Climério, e o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari, entre outras autoridades.
O aplicativo para utilização da Zona Azul Digital é o ‘Vago’ e pode ser baixado AQUI e AQUI
Ver fotos no Flickr