25 de nov de 2022 Saúde
Imagem Unidades de saúde têm ações especiais para falar sobre prevenção de câncer bucal

A campanha Novembro Vermelho ganhou uma série de ações em Umuarama, incluindo palestras, exames e orientações a respeito da importância da detecção precoce de lesões bucais que podem identificar o câncer de boca. Profissionais da Saúde Bucal que atuam na Secretaria Municipal de Saúde realizaram atividades em todas as unidades de saúde e os trabalhos devem continuar até a próxima semana.

De acordo com o cirurgião-dentista Julio Cezar Rodrigues Bassi, coordenador da Divisão de Saúde Bucal, as causas mais comuns do câncer de boca estão relacionadas principalmente ao uso de cigarro e álcool. “Diante desta realidade, as auxiliares de saúde bucal e os cirurgiões-dentistas estão repassando diversas e orientações detalhadas para a população a respeito do autoexame, que é importantíssimo e fácil de ser feito”, relatou.

Segundo ele, durante a realização do autoexame, é preciso ficar atento a qualquer ferida na boca ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, o aparecimento de manchas brancas ou avermelhadas na língua e bochecha ou caroços no pescoço. “Caso encontre algum desses sinais, procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para ser avaliado por um profissional, que saberá quais providência tomar”, indicou.

As ações do Novembro Vermelho também incluem orientação sobre higiene oral, entrega de material didático sobre as formas corretas de higienização e escovação dos dentes e orientações sobre os malefícios do uso de tabaco (ou qualquer outro tipo de fumo). “Todos os usuários do SUS podem buscar por orientação sobre prevenção ao câncer de boca e o autoexame em qualquer unidade de saúde da cidade, onde ele poderá fazer uma avaliação bucal especial até o dia 30 de novembro”, detalha.