SAÚDE
Sábado é o ‘Dia D’ da campanha nacional de multivacinação
Data de publicação: 16/10/2025

O próximo sábado (18/10) é o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Multivacinação, realizada pelo Ministério da Saúde em conjunto com as secretarias municipais. Até 31 de outubro, a recomendação é levar as crianças para receber as vacinas disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Umuarama e, em uma ação especial, também neste sábado o dia todo. Os pais devem aproveitar esta oportunidade para atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes até 15 anos, ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção contra diversas doenças. As vacinas também serão disponibilizadas nas UBS dos distritos de Lovat, Santa Eliza e Serra dos Dourados. “Todas as vacinas do calendário básico estão à disposição de segunda a sexta-feira, nas UBS, e também neste dia 18. Atualizar a dose contra o HPV, para adolescentes de 9 a 15 anos de ambos os sexos, também é objetivo da campanha”, explicou Renata Pititto, diretora da Vigilância em Saúde do município. A multivacinação é parte da estratégia do Ministério da Saúde para atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes, reduzir a mortalidade infantil e ampliar a expectativa de vida dos brasileiros. As vacinas oferecidas na campanha são a pentavalente (DTP/Hib/HB), poliomielite, pneumocócica 10 e a tríplice viral D1, entre outras. “Queremos resgatar os não vacinados e completar os esquemas de vacinação conforme o calendário nacional, por isso é muito importante procurar as unidades de saúde”, reforçou Renata Pititto.
O próximo sábado (18/10) é o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Multivacinação, realizada pelo Ministério da Saúde em conjunto com as secretarias municipais. Até 31 de outubro, a recomendação é levar as crianças para receber as vacinas disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Umuarama e, em uma ação especial, também neste sábado o dia todo.
Os pais devem aproveitar esta oportunidade para atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes até 15 anos, ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção contra diversas doenças. As vacinas também serão disponibilizadas nas UBS dos distritos de Lovat, Santa Eliza e Serra dos Dourados.
“Todas as vacinas do calendário básico estão à disposição de segunda a sexta-feira, nas UBS, e também neste dia 18. Atualizar a dose contra o HPV, para adolescentes de 9 a 15 anos de ambos os sexos, também é objetivo da campanha”, explicou Renata Pititto, diretora da Vigilância em Saúde do município.
A multivacinação é parte da estratégia do Ministério da Saúde para atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes, reduzir a mortalidade infantil e ampliar a expectativa de vida dos brasileiros.
As vacinas oferecidas na campanha são a pentavalente (DTP/Hib/HB), poliomielite, pneumocócica 10 e a tríplice viral D1, entre outras. “Queremos resgatar os não vacinados e completar os esquemas de vacinação conforme o calendário nacional, por isso é muito importante procurar as unidades de saúde”, reforçou Renata Pititto.