CATARATA
Mutirão de oftalmologia atende pacientes diabéticos nas UBS
Data de publicação: 29/09/2025

Em parceria com o Hospital de Olhos de Umuarama, a Secretaria Municipal de Saúde está levando a todas as unidades básicas de saúde avaliação oftalmológica para pacientes portadores de diabetes. O serviço iniciou ainda em agosto, na UBS Guarani/Anchieta – que possui o maior número de diabéticos cadastrados –, e na última sexta-feira, 26, chegou à UBS Bem-Estar, na Vila Operária. Em todo o município 5.356 pacientes diabéticos cadastrados e acompanhados nas unidades básicas de saúde. Os maiores volumes estão na UBS Guarani/Anchieta (515) e na Jardim Cruzeiro (453). Na UBS Bem-Estar são 288 e parte deles compareceu à ação na tarde de sexta-feira. A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Pititto Scanavaca, que é oftalmologista, foi acompanhar o trabalho. “Todas as nossas UBS estão recebendo exames de fundoscopia realizados pela clínica, credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS), que atende nossos pacientes, graças a essa parceria sem custos adicionais para a Saúde Pública. O exame é importante para a estratificação de risco dos pacientes com diabetes”, explicou Dra. Lisbeth, acompanhada na visita pela coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Valverléia de Andrade Silva. Profissionais do Hospital de Olhos de Umuarama, liderados pelo oftalmologista Anderson Muzachi, avaliaram a pressão intraocular dos pacientes, realizaram avaliação de cataratas e também a fundoscopia, para analisar a situação da retina e do nervo ótico, bem como possíveis casos de glaucoma. Quando necessário, os pacientes foram encaminhados para atenção mais especializada. A equipe já passou pelas UBS Guarani/Anchieta, Jardim Cruzeiro (Cohapar 3), Sonho Meu, Posto de Saúde Central e agora a UBS Bem-Estar. “O procedimento é preventivo, mas havendo problemas também é feito o diagnóstico e a orientação ao paciente. A catarata é o problema mais comum, nesses casos, mas também encontramos pressão ocular elevada em alguns pacientes”, explicou Muzachi, que realizou os atendimentos com apoio dos oftalmologistas Filipe e Anna Beatriz Muzachi.
Em parceria com o Hospital de Olhos de Umuarama, a Secretaria Municipal de Saúde está levando a todas as unidades básicas de saúde avaliação oftalmológica para pacientes portadores de diabetes. O serviço iniciou ainda em agosto, na UBS Guarani/Anchieta – que possui o maior número de diabéticos cadastrados –, e na última sexta-feira, 26, chegou à UBS Bem-Estar, na Vila Operária.
Em todo o município 5.356 pacientes diabéticos cadastrados e acompanhados nas unidades básicas de saúde. Os maiores volumes estão na UBS Guarani/Anchieta (515) e na Jardim Cruzeiro (453). Na UBS Bem-Estar são 288 e parte deles compareceu à ação na tarde de sexta-feira. A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Pititto Scanavaca, que é oftalmologista, foi acompanhar o trabalho.
“Todas as nossas UBS estão recebendo exames de fundoscopia realizados pela clínica, credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS), que atende nossos pacientes, graças a essa parceria sem custos adicionais para a Saúde Pública. O exame é importante para a estratificação de risco dos pacientes com diabetes”, explicou Dra. Lisbeth, acompanhada na visita pela coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Valverléia de Andrade Silva.
Profissionais do Hospital de Olhos de Umuarama, liderados pelo oftalmologista Anderson Muzachi, avaliaram a pressão intraocular dos pacientes, realizaram avaliação de cataratas e também a fundoscopia, para analisar a situação da retina e do nervo ótico, bem como possíveis casos de glaucoma. Quando necessário, os pacientes foram encaminhados para atenção mais especializada.
A equipe já passou pelas UBS Guarani/Anchieta, Jardim Cruzeiro (Cohapar 3), Sonho Meu, Posto de Saúde Central e agora a UBS Bem-Estar. “O procedimento é preventivo, mas havendo problemas também é feito o diagnóstico e a orientação ao paciente. A catarata é o problema mais comum, nesses casos, mas também encontramos pressão ocular elevada em alguns pacientes”, explicou Muzachi, que realizou os atendimentos com apoio dos oftalmologistas Filipe e Anna Beatriz Muzachi.
Ver fotos no Flickr