SAÚDE
Grupo promove conscientização e prevenção ao HIV/Aids
Data de publicação: 01/12/2025
O Grupo União Pela Vida Umuarama, uma organização da sociedade civil com atuação em saúde, direitos humanos e diversidade, reuniu representantes de secretarias municipais e instituições para o evento “Dezembro Vermelho – Conscientização e Prevenção ao HIV/Aids”, na manhã desta segunda-feira, 1, no anfiteatro Haruyo Setogutte, no Paço Municipal. A ação teve como objetivo promover reflexões e diálogos sobre educação, prevenção, combate ao estigma e enfrentamento da discriminação, destacando também a importância da eliminação da aids enquanto problema de saúde pública, conforme perspectiva do Ministério da Saúde e movimentos sociais. De acordo com a presidente do grupo, Selma Gueris de Araújo, o evento objetivou proporcionar à sociedade uma importante contribuição nesse momento de diálogo e fortalecimento coletivo das políticas de enfrentamento ao HIV/Aids e da luta por dignidade e equidade em saúde, proporcionado pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro). “O propósito é promover diálogo, sensibilização e fortalecimento das ações de enfrentamento ao HIV/Aids, congregando sociedade civil, o poder público e instituições parceiras em um momento de construção coletiva”, reforçou a presidente. O seminário está na programação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Umuarama (CMDM) para a campanha “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. A presidente do conselho e coordenadora do CRAM (Centro de Referência em Atendimento à Mulher), Márcia Cristina de Souza, explica que a campanha se estende de 20 de novembro e 10 de dezembro, reunindo datas simbólicas que destacam diferentes formas de violência de gênero, com a intenção de estimular a mobilização social, política e institucional para enfrentar variadas formas de violência que ameaçam as mulheres.
O Grupo União Pela Vida Umuarama, uma organização da sociedade civil com atuação em saúde, direitos humanos e diversidade, reuniu representantes de secretarias municipais e instituições para o evento “Dezembro Vermelho – Conscientização e Prevenção ao HIV/Aids”, na manhã desta segunda-feira, 1, no anfiteatro Haruyo Setogutte, no Paço Municipal.
A ação teve como objetivo promover reflexões e diálogos sobre educação, prevenção, combate ao estigma e enfrentamento da discriminação, destacando também a importância da eliminação da aids enquanto problema de saúde pública, conforme perspectiva do Ministério da Saúde e movimentos sociais.
De acordo com a presidente do grupo, Selma Gueris de Araújo, o evento objetivou proporcionar à sociedade uma importante contribuição nesse momento de diálogo e fortalecimento coletivo das políticas de enfrentamento ao HIV/Aids e da luta por dignidade e equidade em saúde, proporcionado pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro).
“O propósito é promover diálogo, sensibilização e fortalecimento das ações de enfrentamento ao HIV/Aids, congregando sociedade civil, o poder público e instituições parceiras em um momento de construção coletiva”, reforçou a presidente.
O seminário está na programação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Umuarama (CMDM) para a campanha “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”.
A presidente do conselho e coordenadora do CRAM (Centro de Referência em Atendimento à Mulher), Márcia Cristina de Souza, explica que a campanha se estende de 20 de novembro e 10 de dezembro, reunindo datas simbólicas que destacam diferentes formas de violência de gênero, com a intenção de estimular a mobilização social, política e institucional para enfrentar variadas formas de violência que ameaçam as mulheres.
Ver fotos no Flickr