SAÚDE

Projeto aborda prevenção e sexualidade para alunos do Ensino Médio

Data de publicação: 25/11/2025

foto da equipe de profissionais envolvidos no projeto

Carregando...
Carregando...
Carregando...

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório de Infectologia, e o Colégio Estadual Tiradentes concluíram nesta terça-feira, 25, um importante projeto voltado à saúde dos jovens alunos, com o tema ‘Prevenção e Sexualidade na Escola’, com a presença da secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, e do médico clínico geral Dr. Celso José Gomes.

A proposta, que contemplou estudantes do Ensino Médio Regular/NEM, ensino técnico e a comunidade escolar local, contou com várias ações levando informação de forma descontraída aos estudantes.

Sob a orientação da psicóloga Lucineia Ceolin, o projeto – que teve como slogan ‘Corações que acolhem - Laços que unem – focou na conscientização dos alunos para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), por meio de informações de fácil compreensão e aplicação na rotina diária.

“Essa atividade faz parte das ações que preparamos para a campanha de orientação e prevenção das ISTs, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro). A informação e o conhecimento são de suma importância para a prevenção e combate do estigma, além de incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, explicou a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini.

As ações continuam até a próxima semana e envolvem acadêmicos de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), Faculdade Alfa Umuarama (UniAlfa), profissionais da atenção primária em saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes psiquiátricos e estudantes da rede pública, reforçando o compromisso do município com a educação em saúde e a promoção do bem-estar da população.

A campanha iniciou no último dia 7, com palestra voltada aos integrantes do grupo Arte Positiva e acadêmicos de Psicologia da Unipar, abordando o uso do preservativo como medida essencial na prevenção da Aids e de outras ISTs.

No dia 28, das 15h às 17h, haverá capacitação sobre ISTs, HIV/aids, hepatites virais e sífilis para médicos e enfermeiros da atenção primária em saúde, com o infectologista Ricardo Delfini Perci, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Na primeira semana de dezembro, a programação segue com orientações para usuários do SUS na recepção da Secretaria Municipal de Saúde, com a estagiária Mariana Toesca (Psicologia) e a técnica de enfermagem Regiane Pesoti.

Haverá ainda, no dia 4, palestra sobre HIV/aids para pacientes da Clínica Psiquiátrica Santa Cruz, com a psicóloga Lucineia Ceolin, e outra capacitação no dia 5, para médicos e enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde do município.

O Ambulatório de Infectologia fica na avenida Rio Branco, 4488, com entrada pela rua Perobal, e oferece informações, orientações e atendimentos à comunidade. O contato pode ser feito pelo telefone (44) 3906-1033.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: