MEIO AMBIENTE
‘Papa Pilha’ retira mais de 200 kg de baterias velhas de circulação
Data de publicação: 02/10/2025

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente entregou mais de 200 quilos de pilhas e baterias descartadas pela população nos coletores do projeto ‘Papa Pilha’, uma parceria entre o município e a cooperativa de crédito Sicoob Arenito que possibilita a destinação adequada para esses materiais, que podem ser nocivos ao ambiente caso sejam dispensados de forma irregular. No ano passado foram recolhidos 167 kg de pilhas velhas. “Neste ano tivemos um aumento no descarte correto, por parte da população, e o total aumentou para 204,1 kg. É um volume considerável de material poluente que deixou de ser jogado no aterro sanitário ou em contato direto com o solo”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi. A entrega, nesta quinta-feira, 2, foi feita pela equipe da Prefeitura para a analista de Cidadania e Sustentabilidade, Geovanna Carmo, e a assistente Gilmara Alexia, na agência Sicoob Arenito da avenida Padre José Germano Neto Júnior, esquina com a Dr. Ângelo Moreira da Fonseca. A parceria com o Sicoob no Projeto Papa Pilha conta com 25 pontos de coleta, entre unidades básicas de saúde (UBS), escolas e centros de educação infantil (CMEIs), além de vários pontos no prédio da Prefeitura. “Se alguma empresa quiser disponibilizar um ponto de coleta, pode entrar em contato conosco que a equipe vai disponibilizar o coletor”, acrescentou o secretário. O repasse das pilhas usadas é feito anualmente ao Sicoob, que encaminha o material para a destinação adequada junto a empresas especializadas na reciclagem desse tipo de resíduo.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente entregou mais de 200 quilos de pilhas e baterias descartadas pela população nos coletores do projeto ‘Papa Pilha’, uma parceria entre o município e a cooperativa de crédito Sicoob Arenito que possibilita a destinação adequada para esses materiais, que podem ser nocivos ao ambiente caso sejam dispensados de forma irregular.
No ano passado foram recolhidos 167 kg de pilhas velhas. “Neste ano tivemos um aumento no descarte correto, por parte da população, e o total aumentou para 204,1 kg. É um volume considerável de material poluente que deixou de ser jogado no aterro sanitário ou em contato direto com o solo”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi.
A entrega, nesta quinta-feira, 2, foi feita pela equipe da Prefeitura para a analista de Cidadania e Sustentabilidade, Geovanna Carmo, e a assistente Gilmara Alexia, na agência Sicoob Arenito da avenida Padre José Germano Neto Júnior, esquina com a Dr. Ângelo Moreira da Fonseca.
A parceria com o Sicoob no Projeto Papa Pilha conta com 25 pontos de coleta, entre unidades básicas de saúde (UBS), escolas e centros de educação infantil (CMEIs), além de vários pontos no prédio da Prefeitura. “Se alguma empresa quiser disponibilizar um ponto de coleta, pode entrar em contato conosco que a equipe vai disponibilizar o coletor”, acrescentou o secretário.
O repasse das pilhas usadas é feito anualmente ao Sicoob, que encaminha o material para a destinação adequada junto a empresas especializadas na reciclagem desse tipo de resíduo.
Ver fotos no Flickr