Diversos

"Umuarama trabalha pelo desenvolvimento sustent�vel"

Data de publicação: 06/08/2009

Foto da matéria "Umuarama trabalha pelo desenvolvimento sustent�vel"

O prefeito Moacir Silva participou, anteontem à noite, no anfiteatro do campus III da Unipar, do Fórum de Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável. O evento foi promovido pelo Núcleo Regional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial, com apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) e Prefeitura.
"O fórum atesta que Umuarama é uma cidade madura, capaz de abordar com absoluta naturalidade as questões mais complexas em todas as áreas de atividade. O desenvolvimento sustentável, embasado no trinômio desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental, tem no poder público um agente importante, mas depende da participação da sociedade para que surjam propostas capazes de garantir, desde agora, um futuro melhor para as gerações que vão nos suceder", disse Moacir Silva.
Segundo o prefeito, ao longo do primeiro semestre, o poder público avaliou as ações existentes e programou outras, buscando ampliar a participação da Prefeitura no conjunto de atitudes que ressaltam o desenvolvimento sustentável em Umuarama.
"Estamos estimulando a reciclagem do lixo, através de coleta seletiva, o que irá dar mais tempo de vida para o aterro sanitário e, ao mesmo tempo, gerar emprego e renda. Aí está uma clara evidência de desenvolvimento sustentável, com a preservação ambiental aumentando a renda de famílias oriundas de camadas menos favorecidas da população" diz.
Ele também ressaltou a importância do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, que está praticamente pronto e servirá para definir o reaproveitamento de restos de materiais e também locais adequados para destinação. Por sua vez, o Plano de Recursos Hídricos, elaborado pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, enfoca o melhor aproveitamento das águas, a preservação de mananciais com matas ciliares e medidas de recuperação e proteção dos rios.
"Por fim, o Fundo Municipal do Meio Ambiente vai dar preferência, ao utilizar os recursos oriundos da Sanepar, para a Área de Proteção Ambiental (APA) que cobre a nascente que abastece Umuarama. Já iniciamos a adoção de medidas para impedir a continuidade da construção de moradias na região do Jabuticabeiras e 7 Alqueires, visando assegurar água de qualidade e em quantidade suficiente para a nossa população", concluiu.
Compartilhar: