Diversos
Trabalho direcionado aos pais aborda dilemas comuns da educa��o infantil
Data de publicação: 25/03/2009
Os efeitos das longas jornadas de trabalho dos pais no processo de forma��o das crian�as est�o entre os temas abordados pela professora Terezinha Jeronima, coordenadora dos Assuntos da Fam�lia e do Educando da Secretaria de Educa��o, em palestras e no trabalho desenvolvido com grupos de pais de alunos da rede municipal de ensino. O trabalho abrange, ainda, pais de crian�as atendidas pelas creches.Terezinha � psicopedagoga, com especializa��o em terapia familiar sist�mica, e se depara frequentemente com trajet�rias de vida que impressionam pelas semelhan�as.As atribula��es do mundo atual interferem nas rela��es familiares e as �lacunas� decorrentes do distanciamento entre pais e filhos podem ser extravasadas de forma surpreendente atrav�s do comportamento das crian�as no ambiente escolar.Fam�lia e escola t�m responsabilidades distintas � por�m complementares � no processo educacional e de forma��o da crian�a. Al�m de repassar orienta��es e sanar d�vidas, os encontros acabam funcionando como �terapia coletiva�.�O tema educa��o dos filhos � apresentado de maneira clara, buscando inclusive superar alguns tabus, como a sexualidade�, explica. �O trabalho � desenvolvido atrav�s de um cronograma abrangente, que aborda, por exemplo, princ�pios morais e �ticos�, ressalta.Se a escola e o professor s�o respons�veis por transmitir conte�do educacional, intelectual e, em alguns casos, moral, a fam�lia � respons�vel pelo repasse de valores e princ�pios que ser�o levados pela vida inteira. Tais aspectos s�o contemplados nas explana��es, que chamam a aten��o para a import�ncia de atitudes simples, como demonstrar interesse pelas atividades dos filhos e partilhar experi�ncias. �Faz a diferen�a. Mesmo que o contato di�rio seja pequeno. A fam�lia tem papel fundamental no acompanhamento do desenvolvimento dos filhos. � necess�rio que os pais invistam na qualidade do tempo que v�o passar com as crian�as�, destaca a psicopedagoga.A escola e a creche podem ser espa�os de desenvolvimento humano, mas n�o podem suprir integralmente as necessidades da forma��o infantil.
Terezinha � psicopedagoga, com especializa��o em terapia familiar sist�mica, e se depara frequentemente com trajet�rias de vida que impressionam pelas semelhan�as.
As atribula��es do mundo atual interferem nas rela��es familiares e as �lacunas� decorrentes do distanciamento entre pais e filhos podem ser extravasadas de forma surpreendente atrav�s do comportamento das crian�as no ambiente escolar.
Fam�lia e escola t�m responsabilidades distintas � por�m complementares � no processo educacional e de forma��o da crian�a. Al�m de repassar orienta��es e sanar d�vidas, os encontros acabam funcionando como �terapia coletiva�.
�O tema educa��o dos filhos � apresentado de maneira clara, buscando inclusive superar alguns tabus, como a sexualidade�, explica. �O trabalho � desenvolvido atrav�s de um cronograma abrangente, que aborda, por exemplo, princ�pios morais e �ticos�, ressalta.
Se a escola e o professor s�o respons�veis por transmitir conte�do educacional, intelectual e, em alguns casos, moral, a fam�lia � respons�vel pelo repasse de valores e princ�pios que ser�o levados pela vida inteira. Tais aspectos s�o contemplados nas explana��es, que chamam a aten��o para a import�ncia de atitudes simples, como demonstrar interesse pelas atividades dos filhos e partilhar experi�ncias. �Faz a diferen�a. Mesmo que o contato di�rio seja pequeno. A fam�lia tem papel fundamental no acompanhamento do desenvolvimento dos filhos. � necess�rio que os pais invistam na qualidade do tempo que v�o passar com as crian�as�, destaca a psicopedagoga.
A escola e a creche podem ser espa�os de desenvolvimento humano, mas n�o podem suprir integralmente as necessidades da forma��o infantil.