Diversos

Segundo semestre apresenta cen�rio promissor para o mercado formal

Data de publicação: 22/08/2009

Foto da matéria Segundo semestre apresenta cen�rio promissor para o mercado formal

Consolidar as políticas de geração de emprego e renda, assegurando qualificação de pessoal e ingresso no mercado formal, é uma das prioridades da atual administração. Embora os números do Caged referentes ao período de fevereiro a maio sejam desfavoráveis, o cenário para o segundo semestre é promissor.
Basta lembrar o excepcional desempenho da construção civil no mês passado, quando os projetos aprovados pela Secretaria de Obras, Urbanismo e Habitação autorizaram a edificação de 19.849 metros quadrados (maior marca em uma década). Na comparação com maio, houve crescimento de 103%. "O melhor mês deste ano demonstra a reação do mercado imobiliário, e a retomada dos investimentos no setor é um dos fatores que apontam para perspectivas animadoras", analisa o prefeito Moacir Silva.
Se em fevereiro Umuarama chegou a figurar na 377ª posição na listagem do Caged, saltou para 44º no balanço do primeiro semestre. Ao todo, 2.334 trabalhadores conseguiram vagas no mercado formal através da intermediação da Agência do Trabalhador. O resultado colocou o município em terceiro na relação que engloba as 245 unidades do Sistema Público de Emprego do Paraná. "Umuarama tem potencial para reverter o quadro dos primeiros meses do ano e incrementar de forma significativa a geração de empregos", diz o prefeito.
Medidas postas em prática, como o Programa Primeiro Emprego (Promupe), encontram eco entre comerciantes e industriais dispostos a participar dos esforços para resgatar a geração de emprego e promover o desenvolvimento. Através da iniciativa, empresas comerciais, industriais ou prestadoras de serviços que empregarem adolescentes ou jovens passam a contar com benefícios fiscais ou incentivos municipais que compensem o investimento no empregado. "A retomada da geração de empregos tende a ocorrer de forma gradual, consistente, através de programas e projetos viáveis", diz Moacir Silva.
O município vem melhorando seu desempenho no ranking em que figuram os 53 municípios do Paraná com mais de 30 mil habitantes, segundo o próprio Caged. Umuarama ficou em 3º lugar no mês de junho, com 1263 admissões e 746 desligamentos (saldo de 517), à frente à frente de Londrina (4º, com 515) e Maringá (5º, com 502).

Qualificação
Levando em conta a necessidade de promover cursos em conformidade com os anseios do mercado de trabalho atual, a Prefeitura firmou parceria com o Senai, UEM (Universidade Estadual de Maringá) e Agência do Trabalhador para viabilizar o primeiro curso de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos (azulejista) da região. "A profissão está em alta e oferece boa remuneração", diz o secretário de Indústria e Comércio, Gilberto Pernomian. Com 70 horas/aula, o curso será ministrado no Senai (saída para Xambrê). As aulas terão início ainda na segunda quinzena de agosto. Outro curso aguardado é o de mecânico para manutenção de automóveis (os detalhes serão divulgados em breve).
"A qualificação é o melhor caminho e as opções estão surgindo. Outra opção é o leque de cursos disponibilizado pelo Provopar Municipal", sugere o gerente da Agência do Trabalhador, Gilberto Truiz.
No primeiro semestre, 320 pessoas concluíram os cursos profissionalizantes do Provopar Municipal (cabeleireiro, manicuro e pedicuro, depilação e design em sobrancelhas, informática, mecânica de máquina de costura industrial, panificação, costura industrial/jeans, costura industrial/malha, corte e costura, aperfeiçoamento em modelagem, confecção de lingerie, bordados em chinelo e técnicas em tear). Os cursos de confeitaria e cozinha industrial, iniciados recentemente, foram outras novidades.
Compartilhar: