Diversos
Obras provocam mudan�as no tr�fego
Data de publicação: 30/07/2009
Deve durar cerca de 10 dias a construção das duas lombadas elevadas no entorno da praça Santos Dumont. A obra tem dupla finalidade: reduzir a velocidade dos veículos e facilitar o acesso de pedestres ao logradouro público. Enquanto durar, o trânsito no local será sensivelmente afetado, exigindo atenção e paciência por parte dos motoristas, já que o tráfego será desviado na altura da avenida Paraná (em frente ao ponto de táxi). Depois de prontas as lombadas, a pista de rolamento em volta da praça será novamente liberada para os veículos. As mudanças no acesso à Santos Dumont e a implantação das lombadas elevadas (também chamadas de lombofaixa e passagem elevada de pedestre) fazem parte de um projeto mais amplo, que objetiva ordenar e dar maior fluidez e segurança ao trânsito urbano de Umuarama. Conforme informou o secretário de Defesa Social, Hemerson Yokota, no trecho da Avenida Brasil, compreendido entre a praça Santos Dumont e o Banco do Brasil, os veículos voltarão a estacionar no sentido paralelo à calçada, e não mais no sistema diagonal como atualmente. Vai diminuir o número de vagas de estacionamento, mas o trânsito ganha em agilidade. Ainda segundo Yokota, para que o trânsito flua mais rapidamente e com maior segurança na rua Ney Braga (essa via é uma circunferência da Santos Dumont), também na esquina do Banco do Brasil, começa a funcionar nesta sexta-feira o semáforo de três tempos. Assim, quem estiver transitando no sentido da praça para o BB poderá fazer o contorno para ir rumo à Prefeitura, o que estava impedido até ontem. Para o secretário, a instalação de outros semáforos de três tempos na região será estudada após a conclusão dos serviços que estão sendo realizados. "Estamos vendo o transtorno que isso está causando, mas encaramos como natural, só pedindo aos motoristas e ao comércio um pouco de paciência, até que o projeto seja concluído", disse Yokota. Voltando à questão das lombadas elevadas, o secretário lembrou que elas terão uma extensão (largura) de 6,80 metros, na altura do meio-fio, ligando calçada a calçada e com faixa para pedestres. "Precisamos oferecer condições de acessibilidade ao interior da praça", declarou, acreditando que os obstáculos funcionarão, de fato, como redutores de velocidade. Além disso, Hemerson Yokota ressalta que na próxima semana a Prefeitura publica o edital para a contratação da empresa que vai implantar o sistema de estacionamento pago na área central de Umuarama, que é aguardado como medida para desafogar o tráfego no eixo comercial/bancário. "Tudo isso faz parte de um programa amplo para humanizar e organizar o tráfego de nossa cidade, garantindo, inclusive, maior segurança para a população", garante o secretário. Ele reconhece que toda mudança gera discussão, reações contrárias, principalmente numa cidade que há mais de trinta anos não sofre alterações no seu sistema viário (exceção feita ao estabelecimento de mão única nas ruas Ministro Oliveira Salazar e Dr. Camargo). "Precisamos reconhecer que o número de veículos circulando em Umuarama quintuplicou nos últimos 10 anos, assim como registramos aumento populacional, o que exige providências do poder público para corrigir as distorções que vão surgindo naturalmente", conclui o secretário de Defesa Social, sob quem está a responsabilidade de zelar pelo trânsito local.