Diversos

Mais de mil pagamentos do Bolsa Fam�lia bloqueados em Umuarama

Data de publicação: 24/07/2009

Foto da matéria Mais de mil pagamentos do Bolsa Fam�lia bloqueados em Umuarama

Em Umuarama, atualmente, cerca de mil famílias estão sem receber o dinheiro repassado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), referente ao programa Bolsa Família. "Elas não estão cumprindo as condições impostas pelo programa para ter acesso ao benefício, e como o município é responsável pela alimentação do sistema, o bloqueio do pagamento é a forma de fazer com que as famílias mantenham seus cadastros atualizados", informa a secretária da Ação Social, Marcela Laino Verrilo.
As famílias alcançadas pelo bloqueio do pagamento devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualização cadastral junto ao programa. Nos postos de saúde, todos os membros da família, exceto os homens em idade adulta, devem passar por procedimentos como aferição do peso e altura, e apresentar documento que comprove a frequência escolar das crianças. Sem cumprir essas condições, fica excluído do Bolsa Família.
Em Umuarama funcionam dois CRAS - na Rua Florianópolis, 4691, Praça Anchieta; e Rua Walter Kraiser, 3030, perto da Catedral. As pessoas devem levar a carteira de identidade (RG), título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, carteira de trabalho - em caso de estar registrado, levar o último comprovante de pagamento -, declaração escolar dos filhos. Os documentos devem ser de todos os membros da família.
O programa Bolsa Família auxilia aproximadamente 2800 famílias em Umuarama, e paga mensalmente até R$ 132, dependendo da situação cadastral dos beneficiários. A Secretaria da Ação Social mantém permanente trabalho de acompanhamento para evitar irregularidades no pagamento do benefício. Por seu turno, o prefeito Moacir Silva costuma enfatizar o que o objetivo da sua gestão é proporcionar condições de trabalho para melhorar a renda dessas famílias para que elas não necessitem do auxílio.

Compartilhar: