Diversos
Comando A�reo Regional vistoria aeroporto
Data de publicação: 19/08/2009
O prefeito Moacir Silva recebeu anteontem (17), no Paço da Amizade, o suboficial Marco Antonio Rodrigues de Negreiros e o sargento Renato Julio de Almeida, do 5º Comando Aéreo Regional (COMAR), órgão responsável pela organização aeronáutica nos três estados da Região Sul. Eles elogiaram o andamento das obras no aeroporto Orlando de Carvalho, que se prepara para receber vôos comerciais em breve.Para que o aeroporto possa receber a aprovação da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), uma empresa especializada foi contratada, através de licitação. Além dos serviços de benfeitorias já realizados pela Prefeitura (como limpeza e combate à erosão), é necessário elaborar os seguintes planos aeroportuários: Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo (PEAA), Plano Básico Específico de Zoneamento de Ruído (PBZR), Plano de Combate a Incêncio (PCI), Plano de Segurança Aeroportuária (PSA) e Plano Diretor de Zoneamento do Aeroporto (ZPA). "O trabalho está sendo desenvolvido para que o terminal possa oferecer condições adequadas para receber linha regular de vôos", explica o prefeito Moacir Silva.A reivindicação de autoridades e lideranças políticas, classistas e empresariais da região é antiga e está próxima de virar realidade, levando em conta que a Sol Linhas Aéreas, empresa interessada em incluir o município no plano de rotas, obteve recentemente seu primeiro Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (CHETA). A emissão, pela Anac, cumpre a etapa decisiva para que a empresa inicie sua operações comerciais ainda em agosto (a obtenção é o passo mais demorado em todo o caminho para formatação e operação de uma empresa aérea). Em um primeiro momento, a Sol comercializará passagens para Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Cascavel (sede do grupo).Segundo Denise Freitas, integrante da comissão administrativa do aeroporto Orlando de Carvalho, a expectativa é que o terminal esteja apto para a vistoria da ANAC já em outubro. Antes, entretanto, uma equipe técnica da COMAR realizará a avaliação topográfica.As melhorias englobam também construção de calçada para pedestre ao longo do acesso para a rodovia, rampa para deficientes físicos, instalação de portão eletrônico, remodelamento do estacionamento, melhorias na área de escape e na cabeceira da pista de pousos e decolagens, que tem 1.400 por 30 metros de extensão.
O prefeito Moacir Silva recebeu anteontem (17), no Paço da Amizade, o suboficial Marco Antonio Rodrigues de Negreiros e o sargento Renato Julio de Almeida, do 5º Comando Aéreo Regional (COMAR), órgão responsável pela organização aeronáutica nos três estados da Região Sul. Eles elogiaram o andamento das obras no aeroporto Orlando de Carvalho, que se prepara para receber vôos comerciais em breve.
Para que o aeroporto possa receber a aprovação da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), uma empresa especializada foi contratada, através de licitação. Além dos serviços de benfeitorias já realizados pela Prefeitura (como limpeza e combate à erosão), é necessário elaborar os seguintes planos aeroportuários: Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo (PEAA), Plano Básico Específico de Zoneamento de Ruído (PBZR), Plano de Combate a Incêncio (PCI), Plano de Segurança Aeroportuária (PSA) e Plano Diretor de Zoneamento do Aeroporto (ZPA). "O trabalho está sendo desenvolvido para que o terminal possa oferecer condições adequadas para receber linha regular de vôos", explica o prefeito Moacir Silva.
A reivindicação de autoridades e lideranças políticas, classistas e empresariais da região é antiga e está próxima de virar realidade, levando em conta que a Sol Linhas Aéreas, empresa interessada em incluir o município no plano de rotas, obteve recentemente seu primeiro Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (CHETA). A emissão, pela Anac, cumpre a etapa decisiva para que a empresa inicie sua operações comerciais ainda em agosto (a obtenção é o passo mais demorado em todo o caminho para formatação e operação de uma empresa aérea). Em um primeiro momento, a Sol comercializará passagens para Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Cascavel (sede do grupo).
Segundo Denise Freitas, integrante da comissão administrativa do aeroporto Orlando de Carvalho, a expectativa é que o terminal esteja apto para a vistoria da ANAC já em outubro. Antes, entretanto, uma equipe técnica da COMAR realizará a avaliação topográfica.
As melhorias englobam também construção de calçada para pedestre ao longo do acesso para a rodovia, rampa para deficientes físicos, instalação de portão eletrônico, remodelamento do estacionamento, melhorias na área de escape e na cabeceira da pista de pousos e decolagens, que tem 1.400 por 30 metros de extensão.