DIREITOS
Conselho Municipal de Assistência Social elege novos membros
Data de publicação: 28/08/2025
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou assembleia geral nesta quinta-feira, 28, na Secretaria-Executiva dos Conselhos, para a eleição dos representantes da sociedade civil que irão compor o conselho para o próximo mandato (biênio 2025-2027). A atual diretoria realiza nesta sexta-feira a sua última reunião e, a partir de setembro, uma nova diretoria será constituída com os novos conselheiros. O conselho se reúne em encontros mensais para discutir temas importantes na área da assistência, promoção social e atendimento às pessoas e famílias vulneráveis, bem como definir políticas públicas de assistência social e desenvolvimento humano. Foram eleitos quatro representantes de usuários da rede de assistência social do município – e respectivos suplentes –, bem como quatro entidades e organizações da assistência social e quatro representações de trabalhadores do setor, totalizando 12 vagas, que indicarão titulares e suplentes posteriormente. A categoria de entidades e organizações de assistência social, devidamente inscritas no conselho, elegeu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Fundação Cândido Garcia, a Associação de Pais e Amigos do Autista de Umuarama (AMA) e a Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram/Guarda Mirim). O grupo de trabalhadores do setor escolheu o Conselho Regional de Serviço Social (Cress) 11ª Região PR, a APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Umuarama e o Conselho Regional de Psicologia 8ª Região. As duas categorias deverão indicar seus representantes ao CMAS até o próximo dia 1º. Já a categoria dos usuários e organizações de usuários da assistência social elegeu como titulares os conselheiros Elena Mendoza Genez, Elena Trigo da Silva, Luísa Francisca da Costa Aguiar (dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SCFVI) e Nina Castillo Fernandez de Santana (Cras II). Os suplentes eleitos foram Solange da Silva Honorio, Noemia de Souza Oliveira, Mario Ribeiro Cavalcante e Luzia Lourenço da Silva, todos usuários do SCFVI.
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou assembleia geral nesta quinta-feira, 28, na Secretaria-Executiva dos Conselhos, para a eleição dos representantes da sociedade civil que irão compor o conselho para o próximo mandato (biênio 2025-2027). A atual diretoria realiza nesta sexta-feira a sua última reunião e, a partir de setembro, uma nova diretoria será constituída com os novos conselheiros.
O conselho se reúne em encontros mensais para discutir temas importantes na área da assistência, promoção social e atendimento às pessoas e famílias vulneráveis, bem como definir políticas públicas de assistência social e desenvolvimento humano.
Foram eleitos quatro representantes de usuários da rede de assistência social do município – e respectivos suplentes –, bem como quatro entidades e organizações da assistência social e quatro representações de trabalhadores do setor, totalizando 12 vagas, que indicarão titulares e suplentes posteriormente.
A categoria de entidades e organizações de assistência social, devidamente inscritas no conselho, elegeu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Fundação Cândido Garcia, a Associação de Pais e Amigos do Autista de Umuarama (AMA) e a Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram/Guarda Mirim). O grupo de trabalhadores do setor escolheu o Conselho Regional de Serviço Social (Cress) 11ª Região PR, a APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Umuarama e o Conselho Regional de Psicologia 8ª Região. As duas categorias deverão indicar seus representantes ao CMAS até o próximo dia 1º.
Já a categoria dos usuários e organizações de usuários da assistência social elegeu como titulares os conselheiros Elena Mendoza Genez, Elena Trigo da Silva, Luísa Francisca da Costa Aguiar (dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SCFVI) e Nina Castillo Fernandez de Santana (Cras II). Os suplentes eleitos foram Solange da Silva Honorio, Noemia de Souza Oliveira, Mario Ribeiro Cavalcante e Luzia Lourenço da Silva, todos usuários do SCFVI.
Ver fotos no Flickr