POLÍTICAS PÚBLICAS
Assistência Social realiza oficinas para construção de planos municipais
Data de publicação: 10/12/2025
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Umuarama realizou, na última segunda-feira (8), mais uma oficina de construção dos planos municipais de Assistência Social, dos Direitos da Pessoa Idosa e dos Direitos da Mulher. A atividade integra o processo participativo que vem sendo desenvolvido pela gestão para elaboração dos documentos que vão orientar a atualização das políticas públicas para os próximos anos. A oficina foi conduzida pela equipe técnica da empresa Geo Social, com a presença de conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). No encontro, cada participante contribuiu com análises, reflexões e apontamentos sobre a realidade do município, fortalecendo a construção coletiva dos planos. Foram realizadas dinâmicas de análise territorial, escuta qualificada e coleta de informações, garantindo que o processo seja construído de forma democrática, refletindo as necessidades do território e da rede socioassistencial. “Esta oficina representa mais uma etapa do percurso iniciado em novembro, quando tivemos encontros voltados aos técnicos municipais, trabalhadores governamentais da rede socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil (OSCs)”, lembra a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco. Cada etapa buscou ampliar a participação e assegurar que diferentes vozes fossem ouvidas no processo de planejamento. A secretária reforça que “a continuidade das oficinas reafirma o compromisso da gestão com a construção participativa, transparente e integrada das políticas públicas, garantindo maior efetividade e alinhamento às demandas da população”, completou.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Umuarama realizou, na última segunda-feira (8), mais uma oficina de construção dos planos municipais de Assistência Social, dos Direitos da Pessoa Idosa e dos Direitos da Mulher. A atividade integra o processo participativo que vem sendo desenvolvido pela gestão para elaboração dos documentos que vão orientar a atualização das políticas públicas para os próximos anos.
A oficina foi conduzida pela equipe técnica da empresa Geo Social, com a presença de conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). No encontro, cada participante contribuiu com análises, reflexões e apontamentos sobre a realidade do município, fortalecendo a construção coletiva dos planos.
Foram realizadas dinâmicas de análise territorial, escuta qualificada e coleta de informações, garantindo que o processo seja construído de forma democrática, refletindo as necessidades do território e da rede socioassistencial.
“Esta oficina representa mais uma etapa do percurso iniciado em novembro, quando tivemos encontros voltados aos técnicos municipais, trabalhadores governamentais da rede socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil (OSCs)”, lembra a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco.
Cada etapa buscou ampliar a participação e assegurar que diferentes vozes fossem ouvidas no processo de planejamento. A secretária reforça que “a continuidade das oficinas reafirma o compromisso da gestão com a construção participativa, transparente e integrada das políticas públicas, garantindo maior efetividade e alinhamento às demandas da população”, completou.
Ver fotos no Flickr