SITUAÇÃO DE RUA
Assistência Social capacita profissionais do Suas e rede intersetorial
Data de publicação: 20/10/2025
Com foco no fortalecimento da rede de assistência e na importância de unir esforços na acolhida da população em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza nesta segunda-feira, 20, e também na manhã de terça, 21, uma capacitação para profissionais da rede intersetorial envolvida no atendimento a este público. A intersetorialidade é um dos temas do treinamento. “A questão é ampla e complexa, por isso é necessário envolver vários setores do poder público e da sociedade para melhorar o atendimento, assegurando direitos e assistência qualificada às pessoas em situação de rua. As políticas sociais devem ser efetivas, oferecendo atenção e opções para uma mudança de vida”, destacou a secretária da Assistência Social, Maria Luisa Bertoco. Profissionais e agentes públicos atuantes no Sistema Único da Assistência Social (Suas) foram reunidos no Anfiteatro Haruyo Setogutte, na Prefeitura de Umuarama, para palestra com a doutora Ciberen Quadros Ouriques, especializada em Serviço Social e assistente social na Prefeitura de Osório (RS), além de assessora e consultora em municípios de SC e RS com larga experiência em políticas públicas com foco na população em situação de rua. Dentre os pontos abordados na palestra, destaque para a importância do diálogo entre atores da rede intersetorial, higienização social e práticas aporofóbicas (aversão, rejeição, hostilidade e repulsa às pessoas pobres), racismo estrutural como pano de fundo, histórico da assistência social e da saúde no atendimento à PSR e responsabilidades dos órgãos e profissionais. Também será abordada a relação do Suas com serviços da Proteção Social Especial – Média e Alta Complexidade; atuação do Centro Pop e do Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social), das casas de passagem, abrigos institucionais e acolhimento em repúblicas.
Com foco no fortalecimento da rede de assistência e na importância de unir esforços na acolhida da população em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza nesta segunda-feira, 20, e também na manhã de terça, 21, uma capacitação para profissionais da rede intersetorial envolvida no atendimento a este público.
A intersetorialidade é um dos temas do treinamento. “A questão é ampla e complexa, por isso é necessário envolver vários setores do poder público e da sociedade para melhorar o atendimento, assegurando direitos e assistência qualificada às pessoas em situação de rua. As políticas sociais devem ser efetivas, oferecendo atenção e opções para uma mudança de vida”, destacou a secretária da Assistência Social, Maria Luisa Bertoco.
Profissionais e agentes públicos atuantes no Sistema Único da Assistência Social (Suas) foram reunidos no Anfiteatro Haruyo Setogutte, na Prefeitura de Umuarama, para palestra com a doutora Ciberen Quadros Ouriques, especializada em Serviço Social e assistente social na Prefeitura de Osório (RS), além de assessora e consultora em municípios de SC e RS com larga experiência em políticas públicas com foco na população em situação de rua.
Dentre os pontos abordados na palestra, destaque para a importância do diálogo entre atores da rede intersetorial, higienização social e práticas aporofóbicas (aversão, rejeição, hostilidade e repulsa às pessoas pobres), racismo estrutural como pano de fundo, histórico da assistência social e da saúde no atendimento à PSR e responsabilidades dos órgãos e profissionais.
Também será abordada a relação do Suas com serviços da Proteção Social Especial – Média e Alta Complexidade; atuação do Centro Pop e do Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social), das casas de passagem, abrigos institucionais e acolhimento em repúblicas.
Ver fotos no Flickr