QUALIDADE
Agroindústrias com registro no SIM fortalecem a Feira do Produtor
Data de publicação: 02/02/2026
Agroindústrias de pequeno porte de Umuarama contribuem para o fortalecimento da economia local e para a oferta de alimentos seguros à população. Os produtores comercializam seus produtos na Feira do Produtor, realizada semanalmente às quartas-feiras, disponibilizando alimentos de origem animal devidamente inspecionados. Atualmente, quatro agroindústrias participantes possuem registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e encontram-se em processo de regularização, em decorrência das atualizações na legislação sanitária vigente, com acompanhamento do serviço de inspeção competente. Entre os produtos comercializados estão frango caipira, linguiça de carne suína defumada e outros embutidos, ovos caipiras e mel, todos oriundos de estabelecimentos formalizados e fiscalizados pelo município. O registro, o funcionamento e a fiscalização dessas agroindústrias são regulamentados pela Lei Municipal 4.698/2023 e suas alterações, bem como pelos decretos municipais 351/2023 e 297/2025, que disciplinam as normas sanitárias aplicáveis aos produtos de origem animal no município. A Prefeitura de Umuarama, por meio do Serviço de Inspeção Municipal, reforça a importância do consumo de produtos inspecionados, que garantem alimentos produzidos de forma regular, higiênica e em conformidade com a legislação sanitária, protegendo a saúde pública e valorizando a produção local. O QUE É O SIM? O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável pela inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal produzidos no município, assegurando que os alimentos atendam às exigências sanitárias para a produção de alimentos seguros. COMO SE REGISTRAR Para registrar um estabelecimento no SIM, o interessado deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura. O processo envolve a apresentação de documentação técnica, adequação da estrutura e dos processos produtivos às normas sanitárias vigentes, a indicação de profissional Responsável Técnico legalmente habilitado e o acompanhamento do Serviço de Inspeção Municipal. O registro é concedido após a verificação do atendimento às exigências legais e sanitárias, permitindo a comercialização regular de produtos de origem animal no município, com garantia de alimentos seguros e proteção à saúde pública.
Agroindústrias de pequeno porte de Umuarama contribuem para o fortalecimento da economia local e para a oferta de alimentos seguros à população. Os produtores comercializam seus produtos na Feira do Produtor, realizada semanalmente às quartas-feiras, disponibilizando alimentos de origem animal devidamente inspecionados.
Atualmente, quatro agroindústrias participantes possuem registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e encontram-se em processo de regularização, em decorrência das atualizações na legislação sanitária vigente, com acompanhamento do serviço de inspeção competente.
Entre os produtos comercializados estão frango caipira, linguiça de carne suína defumada e outros embutidos, ovos caipiras e mel, todos oriundos de estabelecimentos formalizados e fiscalizados pelo município.
O registro, o funcionamento e a fiscalização dessas agroindústrias são regulamentados pela Lei Municipal 4.698/2023 e suas alterações, bem como pelos decretos municipais 351/2023 e 297/2025, que disciplinam as normas sanitárias aplicáveis aos produtos de origem animal no município.
A Prefeitura de Umuarama, por meio do Serviço de Inspeção Municipal, reforça a importância do consumo de produtos inspecionados, que garantem alimentos produzidos de forma regular, higiênica e em conformidade com a legislação sanitária, protegendo a saúde pública e valorizando a produção local.
O QUE É O SIM?
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável pela inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal produzidos no município, assegurando que os alimentos atendam às exigências sanitárias para a produção de alimentos seguros.
COMO SE REGISTRAR
Para registrar um estabelecimento no SIM, o interessado deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura. O processo envolve a apresentação de documentação técnica, adequação da estrutura e dos processos produtivos às normas sanitárias vigentes, a indicação de profissional Responsável Técnico legalmente habilitado e o acompanhamento do Serviço de Inspeção Municipal.
O registro é concedido após a verificação do atendimento às exigências legais e sanitárias, permitindo a comercialização regular de produtos de origem animal no município, com garantia de alimentos seguros e proteção à saúde pública.
Ver fotos no Flickr