COMERCIALIZAÇÃO

Primeira agroindústria de Umuarama recebe esperado selo Susaf/PR

Data de publicação: 09/12/2025

autoridades na entrega do selo susaf para a agroindústria

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Uma solenidade na segunda-feira, 8, marcou a entrega do selo Susaf/PR à agroindústria J. M. Colaute – Pescados Talismã no Anfiteatro Haruyo Setogutte, com a presença do prefeito Fernando Scanavaca, do diretor-presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Otamir Cesar Martins, e de diversas autoridades locais.

O selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) permite que produtos comercializados apenas dentro do município de origem passem a ser vendidos em todo o Paraná, ampliando o território de atuação das agroindústrias familiares. “Com o selo, o Estado reconhece que o Serviço de Inspeção Municipal segue padrões e normas sanitárias exigidas pela Adapar”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Geraldo Pikler.

A partir dessa equivalência, as agroindústrias que cumprem os requisitos de estrutura, boas práticas e autocontrole, podem receber o selo, que garante a segurança e a qualidade sanitária dos alimentos produzidos. “O Susaf/PR fortalece a agricultura familiar, amplia mercados, gera novas oportunidades econômicas e assegura ao consumidor um alimento seguro, de qualidade e produzido com responsabilidade”, destacou o diretor Otamir Martins.

A veterinária e fiscal do Serviço de Inspeção Municipal, Rafaela Rosa Maiochi, explica que o processo para obtenção do Susaf é criterioso e envolve o trabalho de muitas mãos. “Destaco o empenho da equipe do SIM, responsável pelo acompanhamento técnico, orientação e fiscalização contínua da agroindústria, e principalmente o esforço da família proprietária dos Pescados Talismã, que se dedicou intensamente para atender às exigências legais e sanitárias”, apontou.

Para obter o selo, a agroindústria dedicou-se a aprimorar sua estrutura, processos produtivos, registros e boas práticas, demonstrando compromisso e responsabilidade sanitária. “Hoje celebramos não apenas a certificação, mas uma parceria sólida entre poder público, agricultura familiar e segurança dos alimentos”, reforçou o prefeito Fernando Scanavaca.

O empresário Jonas Ribeiro, representante da agroindústria, agradeceu o empenho da família e dos colaboradores, destacou a parceria com o poder público – por meio da Secretaria de Agricultura e da Adapar –, lembrou o início da trajetória, quando vendiam peixe vivo nas feiras da cidade, e das perspectivas que a certificação abre para a empresa, que poderá comercializar sua produção de filé e outros cortes de tilápia para clientes em todo o Paraná.

“Vamos levar o nome de Umuarama a todo o Estado. Que nossa história sirva de incentivo para outros produtores e agroindústrias buscarem essa certificação e ganharem novos mercados”, completou Ribeiro, que recebeu o selo Susaf/PR das mãos do prefeito Scanavaca, do diretor da Adapar, do secretário de Agricultura do município e da veterinária Ana Paula Molinari Candeias, coordenadora do SIM.

A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Márcia Bononi, dos chefes regionais da Adapar, Roberto Carlos Machado; da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, José Antônio Duarte; do IDR, Danilo Sebim; secretários municipais, produtores rurais e lideranças da sociedade local.

Os convidados assistiram a um breve vídeo preparado pelo setor de Comunicação da Prefeitura, apresentando a agroindústria certificada e seu processo de evolução até a conquista do selo Susaf/PR e a cerimônia foi encerrada com um coffee break e degustação de pratos a base de filé de peixe, oferecidos pela Pescados Talismã.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: