Secretário: Herison Cleik da Silva Lima

E-mail: herison.lima@umuarama.pr.gov.br

Telefone: (44) 3639-1900

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

A Secretaria Municipal de Saúde é responsável pela estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, por meio do planejamento, execução, controle e avaliação dos programas e das ações de cuidados com a saúde do indivíduo e da coletividade, atendendo aos princípios do SUS.

A Secretaria busca a melhoria da qualidade de vida da população de Umuarama. Sua atuação se dá em três grandes áreas: Atenção Primária, Média e Alta Complexidade e Vigilância em Saúde.

Endereço: Rua Dr. Paulo Pedrosa de Alencar n° 4253, Centro – CEP 87501-270

 

Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30

 

Contato

Telefone: (44) 3639-1900

E-mail: herison.lima@umuarama.pr.gov.br

Serviço de Atendimento Psicológico SAP

Endereço: Rua Desembargador Lauro Lopes nº 3550

Telefones: (44) 3906-1159 e 98402-9642

Psicólogo responsável: Nathalia Ynae Marrique Giroldo

Serviços – Tem por objetivo ofertar o atendimento individual e o atendimento em grupo/operativo. A porta de entrada do SAP é a Unidade Básica de Saúde (UBS) do paciente. O SAP atende crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos.

 

Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II)

Endereço: Av. Presidente Getulio Vargas 4873

Telefone: (44) 3622-6901

Serviço – Atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Serviço prestado por terceiro, por meio da Clínica Psiquiátrica Santa Cruz.

O CAPS II atende pessoas acima de 18 anos.

Ambulatório Municipal de Infectologia

Endereço: Rua Perobal nº 4488 - Fundos do CEM (Centro de Especialidades Médicas)

Telefone: (44) 3906-1033

Responsável: Maria de Lourdes Gianini

Serviços – O Ambulatório de Infectologia é uma clínica ampliada que atende aos seguintes agravos: Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), HIV/Aids, sífilis, hepatites virais B e C, tuberculose, hanseníase e leishmaniose. Oferece teste rápido às terças-feiras, das 8h às 11h, para HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C – se confirmado o diagnóstico é realizado acompanhamento e monitoramento do paciente pelos profissionais do setor; acompanhamento de acidentes de trabalho com exposição a material biológico; acompanhamento de indivíduos que tiveram exposição para HIV/Aids/PEP (Profilaxia pós-exposição) e campanhas.

A porta de entrada do usuário para o Ambulatório de Infectologia é o encaminhamento das UBS (Unidades Básicas de Saúde), hospitais e PAM (Pronto Atendimento Municipal), dentre outras unidades de saúde, assim como usuários com diagnóstico em campanhas pontuais de prevenção. Paralelamente, realiza ações de prevenção e promoção da saúde com atividades coletivas extramuros, atendendo populações em situação de vulnerabilidade; realiza palestras em empresas, escolas, delegacias, clínicas de recuperação, comunidades terapêuticas, hospitais, casas de passagem e no Centro POP.

O Ambulatório de Infectologia conta ainda com a dispensação de insumos às UBS, pontos estratégicos (rodoviária, bares, boates, universidades, pontos de atenção em saúde e outros), através de dispenser de preservativos (dispensação de preservativos masculinos e femininos e de gel lubrificante).

Centro de Especialidades Médicas (CEM)

Endereço: Av. Rio Branco n° 4488 - Zona I

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (sem horário de almoço)

Telefones: (44) 3906-1007 e 3906-1014

E-mail: cem@umuarama.pr.gov.br

Responsável: Creagair Aparecida de Oliveira

Serviços – Atendimentos especializados em Angiologia vascular; Cardiologia; Cirurgia geral; Dermatologia (adulto e infantil); Endocrinologia (adulto e infantil); Fonoaudiologia; Hematologia; Nefrologia (adulto e infantil); Neurocirurgia (adulto e infantil); Neurocirurgia; Nutrição; Oftalmologia; Ortopedia eletiva e ambulatorial; Otorrinolaringologia; Pneumologia; Proctologia; Psiquiatria; Reumatologia; e Urologia.

Centro de Especialidades Odontológicas - CEO

Endereço: Av. Rio Branco n° 4488

Telefone: (44) 3006-1050

Dentista responsável: Julio Cezar Rodrigues Bassi

E-mail: ceo@umuarama.pr.gov.br

Serviços – Oferece atendimento aos pacientes encaminhados das Unidades Básicas de Saúde e hospitais para avaliação estomatologia com ênfase em diagnóstico de câncer bucal, serviços de Endodontia - tratamento de canal; Periodontia - tratamento das doenças da gengiva; Cirurgia Oral Menor, exodontia de dentes e remoção de lesões bucais; atendimento a portadores de necessidades especiais e quando não colaborativos o atendimento é realizado em âmbito hospitalar; Prótese dentária - reabilitação oral com prótese total e parcial removível; Ortodontia preventiva - tratamento corretivo e preventivo com aparelho ortodôntico removível em crianças de 6 a 11 anos.

Coordena o trabalho das vigilâncias Ambiental, Epidemiológica, Sanitária e Saúde do Trabalhador.

Endereço: Rua Paulo Pedrosa de Alencar n° 4253 - 1º piso

Telefone: (44) 3906-1145

 

Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30

 

Responsável: Sandra dos Santos Pinheiro

 

Chefe de Divisão: Franzimar Siqueira de Morais

E-mail: covisa@umuarama.pr.gov.br

A Vigilância Epidemiológica trabalha com programas que premitem acompanhar a situação de saúde e doença da população, tais como:

Sinan – Programa de Notificação de Agravos de Notificação

Sinasc – Sistema de Informação de Nascidos Vivos, que registra todos os nascimentos que ocorrem no município. Por intermédio desses registros é possível subsidiar as intervenções relacionadas à saúde da mulher e da criança em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS), com ações de atenção à gestante e ao recém-nascido. O acompanhamento da evolução das séries históricas permite a identificação de prioridades de intervenção, o que contribui para efetiva melhoria do sistema.

SIM – Sistema de Informação sobre Mortalidade, criado pelo Ministério da Saúde em 1975 para a obtenção regular de dados sobre mortalidade no país. A partir da criação do SIM foi possível a captação de dados sobre mortalidade de forma abrangente e confiável, para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública. Com base nessas informações é possível realizar análises de situação, planejamento e avaliação das ações e programas na área. O SIM proporciona a produção de estatísticas de mortalidade e a construção dos principais indicadores de saúde. A análise dessas informações permite estudos não apenas do ponto de vista estatístico e epidemiológico, mas também sócio demográfico.

Programa Nacional de Imunização (PNI) – O programa é uma referência internacional de política pública de saúde. O país já erradicou, por meio da vacinação, doenças de alcance mundial como a varíola e a poliomielite (paralisia infantil). A população brasileira tem acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Coordenadora: Priscila Odete Jardim Baravieira

Telefones: (44) 3639-1900, ramais 1921 e 1931

O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao todo, são disponibilizadas 19 vacinas para mais de 20 doenças, cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida.

  • BCG – Bacilo Calmette-Guerin (previne as formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea) - dose única;

  • Hepatite B (previne a hepatite B) - dose ao nascer;

  • Penta (previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B) – 3 doses;

  • Vacina Poliomielite 1, 2 e 3 (inativada) – VIP (previne a poliomielite) – 3 doses;

  • Pneumocócica 10 Valente – conjugada (previne a pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo) – 2 doses mais um reforço aos 12 meses

  • Rotavírus humano (previne diarreia por rotavírus) – 2 doses

  • Meningocócica C – conjugada (previne Doença invasiva causada pela Neisseria meningitidis do sorogrupo C) – 2 doses mais um reforço aos 12 meses e outro de 11 a 14 anos de idade;

  • Febre Amarela (previne a febre amarela) – dose única;

  • Tríplice viral (previne sarampo, caxumba e rubéola) – 2 doses até 29 anos e 1 dose de 30 a 49 anos;

  • DTP (previne a difteria, tétano e coqueluche) – 2 doses como reforço da pentavalente;

  • Vacina Poliomielite 1 e 3 (atenuada) – VOP (previne poliomielite) – 2 doses como reforço da VIP;

  • Hepatite A – uma dose

  • Tetra viral (previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora) – Uma dose como reforço do tríplice viral;

  • Varicela atenuada (previne varicela/catapora) – uma dose

  • HPV (previne o papiloma, vírus humano que causa cânceres e verrugas genitais) – 2 doses (seis meses de intervalo entre as doses)

  • Dupla Adulto (dT) (previne difteria e tétano) – Reforço a cada 10 anos;

  • Pneumocócica 23 Valente (previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo) – 1 dose (a depender da situação vacinal anterior) - (está indicada para população indígena e grupos-alvo específicos)

  • Influenza – Uma dose para os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde;

  • dTpa  (Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto) – (previne difteria, tétano e coqueluche) – Uma dose a cada gestação a partir da 20ª semana de gestação ou no puerpério (até 45 dias após o parto)

  • Hepatite B – 3 doses (a depender da situação vacinal anterior).

Objetivo

Realizar práticas educativas e capacitações nas ações de Vigilância em Saúde.

Ações

Eventos educativos na comunidade, apresentação de teatro nas escolas, capacitação dos profissionais da área de saúde (setor regulado) à Vigilância em Saúde, integrar as vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, comitês, seção de Educação em Saúde, programação dos encontros com divulgação da agenda aos setores envolvidos e análise de dados para intervenção.

Contato

Telefone: (44) 3906-1145, ramal 1955

Coordenador – Carlos Roberto da Silva

Telefones: (44) 3906-1143 e 9-8457-1254

 

A Vigilância em Saúde Ambiental tem como objetivo focar no combate e controle de vetores, especialmente os transmissores de dengie, zica vírus, chikungunya e febre amarela e também no trabalho de conscientização da população sobre os riscos de contraírem tais doenças.

Na esfera da conscientização dos riscos à saúde, a vigilância atua com parcerias nas escolas públicas e privadas, levando palestras e teatros de fantoches, e realiza ainda monitoramentos com drone para controle de primatas não humanos (prevenção do risco de aparecimento da febre amarela) e busca de criadouros de difícil acesso em apoio aos agentes de combate a endemias.

 

Dengue

Os agentes que combate a dengue são formados pela equipe de ACE – Agentes de Combate a Endemias, que atua no setor da Vigilância Ambiental e faz parte da Secretaria Municipal de Saúde. A estratégia de combate aos vetores está diretamente ligada as visitas domiciliares dos agentes, especialmente na informação, eliminação de criadouros e captura de larvas do mosquito para detectar o grau de infestação das localidades.

A vigilância também conta com uma equipe de agentes treinada para o trabalho de fiscalização em pontos estratégicos – ferros-velhos, borracharias, coletores de materiais recicláveis e acumuladores de materiais inservíveis. Mantém ainda uma equipe de coleta, manejo e busca ativa de animais peçonhentos – especialmente escorpiões, cobras e aranhas, entre outros.

 

Projeto Orquídeas

Esta é uma grande ação dos agentes de endemias contra a dengue, que visa plantar orquídeas nos ocos das árvores e consequentemente eliminar possíveis criadouros dos mosquitos.

 

VigiAgua

Trabalho voltado à análise da água potável, consumida pela população do município, feito semanalmente pelos agentes da Vigilância Ambiental para detectar problemas na qualidade da água.

Endereço: Rua Dr. Paulo Pedrosa de Alencar n° 4311 - Zona I

Telefones: (44) 2031-0466 e 98404-6874

Enfermeira responsável: Michelle Aparecida de Siqueira Fazoli

Serviços

Especialidades de ginecologia, obstetrícia, mastologia e pediatria

Equipe com nove pediatras, cinco ginecologistas, quatro gineco-obstetras, mastologista, enfermeira, auxiliares de enfermagem, nutricionista, serviços gerais e estagiários.

Tratamentos oferecidos: consultas de ginecologia, pediatria, mastologia, pré-natal, exame de colpocitologia oncótica; inserção de DIU; colposcopia; exerese de verrugas e pólipos; Caff; cauterização química; cauterização física; e atendimentos a todas as alterações de citologia oncótica

Endereço: Travessa Euclides Pelacani n° 5326 - Centro Cívico (antigo Fórum)

Telefone: (44) 3906-1192

Responsável: Camila Bertolin de Oliveira

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, com retirada de senha até as 10h45; e das 13h30 às 17h, com retirada de senha até às 16h15.

Serviços – A Assistência Farmacêutica envolve um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde. Realiza a entrega de medicamentos padronizados de acordo com a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), mediante apresentação de receituário médico e documentos pessoais.

 

Herison Cleik da Silva Lima

Secretário Municipal de Saúde

E-mail: herison.lima@umuarama.pr.gov.br

 

Equipe

 

Diretora de Saúde

Simony Rodrigues Bernardelli Rosa

Diretora de Vigilância em Saúde

Sandra dos Santos Pinheiro

Chefe de Divisão de Vigilância em Saúde

Franzimar Siqueira de Morais

Chefe de Atenção Primária em Saúde

Jaqueline de Bortoli Shirabayashi

Chefe de Divisão de Média e Alta Complexidade

Eliane Trentini Pagnussat

Chefe de Divisão de Gestão, Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria

Rafael Amaro Silvério

Chefe de Divisão de TFD (Tratamento Fora de Domicílio)

Maria José Roque Simões

Chefe de Divisão de Assistência Farmacêutica

Camila Bertolin de Oliveira

Chefe de Divisão da Rede de Saúde Mental

Nathalia Ynae Marrique Giroldo

Chefe da Unidade de Saúde do Pronto Atendimento

Anderson Luis Candiani

Chefe de Divisão de Centro de Referência de Infectologia

Maria de Lourdes Gianini

Chefe de Divisão de Controle, Manutenção e Administração da Frota da Saúde

Fábio Henrique Chaves de Oliveira

 

 

Unidade de Saúde destinada ao atendimento de casos graves, urgências e emergências.

Atendimento

Todos os dias, 24h, incluindo finais de semana e feriados

Endereço: Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, 786

Telefones: (44) 3906-1011 e 3906-1067

Responsável: Anderson Luís Candiani, coordenador

Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia – Av. Dr. Ângelo Moreira da Fonseca nº 786 - fone: (44) 3906-1011

UBS 1º de Maio – Rua dos Servidores Públicos nº 4868 - fones: (44) 3906-1052 e 98457-1075

UBS 26 de Junho – Rua Sagrada Família nº 3393 - fones: (44) 3906-1065 e 98457-1069

UBS Bem-Estar – Av. Goiânia n° 3604 - fones: (44) 3906-1059 e 98457-1090

UBS Posto Central – Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca nº 736 - fones: (44) 2030-3469 e 98457-1830

UBS Cohapar I / Jardim União – Rua Santina Colombo Bonora nº 1920 - fones: (44) 3906-1064 e 98457-1066

UBS Cohapar II / Jardim São Cristóvão – Rua São Lucas nº 2050 - fones: (44) 3906-1060 e 98457-1061

UBS Cohapar III / Jardim Cruzeiro – Av. Leonildo Stecca nº 2265 - fones: (44) 3906-1053 e 98457-1076

UBS Cidade Alta – Rua Belo Horizonte n° 2212 - fones: (44) 3906-1058 e 98457-1063

UBS Guarani / Anchieta – Avenida Vitória nº 4529 - fones: (44) 3906-1057, 3624-6920 e 98457-1035

UBS Industrial – Rua Industrial nº 2241 - fones: (44) 3906-1061 e 98457-1043

UBS Jabuticabeiras – Rua Jasmim nº 4139 - fones: (44) 3906-1051 e 98457-1074

UBS Ouro Branco – Rua Ametista nº 3169 - fones: (44) 3906-1087 e 98457-1067

UBS Jardim Lisboa – Rua Lions nº 5765 - fones: (44) 3906-1054 e 98457-1077

UBS Jardim Panorama – Rua Amazonas nº 2391 - fones: (44) 3906-1056 e 98457-1062

UBS Sonho Meu – Av. José de Alencar nº 1925 - fones: (44) 2020-1819 e 98457-1134

UBS San Remo – Rua José Antônio Lopes Rodrigues nº 3015 - fones: (44) 3906-1062 e 98457-1065

UBS Vitória Régia – Av. Júlio César Jarros nº 1924 - fones: (44) 3906-1063 e 98457-1064

UBS Centro de Saúde Escola – Praça Mascarenhas de Moraes n° 4282 - Unipar sede - fone: (44) 3621-2864

 

DISTRITOS

UBS Lovat – Av. Paraná n° 504 - fone: (44) 3587-1074

UBS Roberto Silveira – Rua Bom Jesus nº 429 - fones: (44) 3622-5304 e 98457-1253

UBS Santa Eliza – Rua São Jorge nº 1055 - fones: (44) 2020-4318 e 98457-1073

UBS Serra dos Dourados – Av. Central n° 1060 - fone: (44) 3668-1182

UBS Vila Nova União – Rua Santina Colombo Bonora nº 375 - fone: (44) 3669-1116

UBS Nova Jerusalém – Av. Central n° 1520 - Zona Rural - fones: (44) 3624-3928 e 98457-1264