Motoristas podem recorrer de multas diretamente no site da Prefeitura

11 de nov de 2021 Umutrans
Imagem Motoristas podem recorrer de multas diretamente no site da Prefeitura
Motoristas podem recorrer de multas diretamente no site da Prefeitura

Quando o cidadão não concorda com uma multa de trânsito recebida, ele pode recorrer da autuação. E agora a Umutrans – Diretoria de Trânsito de Umuarama – oferece a possibilidade de o motorista apresentar recurso diretamente no site da Prefeitura de Umuarama. O serviço acaba de ser disponibilizado e vai facilitar a vida de proprietários ou condutores de veículos.

A diretora de Trânsito, Dianês Maria Piffer, relata que além de apresentar recursos de multas de trânsito, o proprietário de veículo pode indicar o condutor para a multa, além de solicitar cópias e informações sobre autos de infrações de trânsito, sempre na esfera municipal. “Agora o cidadão não vai mais precisar ir até a Umutrans para entrar com defesas ou recursos, pois tudo pode ser feito pela internet. É um privilégio para os umuaramenses, pois esta possibilidade de apresentar recursos on-line só é disponível em sete cidades do Paraná [Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama]”, informa.

Dianês ressalta que qualquer motorista pode apresentar recursos, desde que tenha documentos que comprovem que a infração está incorreta ou que não foi cometida. “Ao acessar o site da Prefeitura, o condutor deve clicar no banner ‘Multas de Trânsito’ e já cairá direto no PIÁ, que é o Portal Inteligência Artificial do Governo do Estado. Lá existem dezenas de serviços ao cidadão”, indicada. A diretora acrescenta que se acaso o condutor não quiser apresentar o recurso pela internet, ele pode também enviar o formulário preenchido pelo correio ou pessoalmente na Umutrans.

Ela instrui ainda que, após apresentado o recurso via internet, o usuário receberá um número de protocolo, que será encaminhado ao e-mail informado na solicitação, desta forma o cidadão pode acompanhar o andamento do recurso com esse número. “Os recursos podem ser feitos em três instâncias: defesa prévia para apreciação da Autoridade de Trânsito Municipal, recurso à Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) e recursos ao Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran-PR). Mas vale destacar que recursos de suspensão do direito de dirigir ou cassação de habilitação são de competência estadual e devem ser feitos no Detran/Ciretran”, alerta, informando que a Umutrans fica na avenida Padre José Germano Neto Junior n° 3502, no antigo IBC, onde funciona a Feira do Produtor das sextas-feiras, e atende pelo telefone (44) 3906-1018.

Para apresentar recursos de multas de trânsito, clique aqui.

Para indicar condutor para multas de trânsito, clique aqui.

Para solicitar cópia e informações sobre autos de infração de trânsito, clique aqui.