Notícias | Prefeitura Municipal de Umuarama

Notícia

Notícia

Motoristas podem recorrer de multas diretamente no site da Prefeitura

Compartilhar:
11 de nov de 2021 Umutrans
Imagem Motoristas podem recorrer de multas diretamente no site da Prefeitura
Motoristas podem recorrer de multas diretamente no site da Prefeitura

Quando o cidadão não concorda com uma multa de trânsito recebida, ele pode recorrer da autuação. E agora a Umutrans – Diretoria de Trânsito de Umuarama – oferece a possibilidade de o motorista apresentar recurso diretamente no site da Prefeitura de Umuarama. O serviço acaba de ser disponibilizado e vai facilitar a vida de proprietários ou condutores de veículos.

A diretora de Trânsito, Dianês Maria Piffer, relata que além de apresentar recursos de multas de trânsito, o proprietário de veículo pode indicar o condutor para a multa, além de solicitar cópias e informações sobre autos de infrações de trânsito, sempre na esfera municipal. “Agora o cidadão não vai mais precisar ir até a Umutrans para entrar com defesas ou recursos, pois tudo pode ser feito pela internet. É um privilégio para os umuaramenses, pois esta possibilidade de apresentar recursos on-line só é disponível em sete cidades do Paraná [Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama]”, informa.

Dianês ressalta que qualquer motorista pode apresentar recursos, desde que tenha documentos que comprovem que a infração está incorreta ou que não foi cometida. “Ao acessar o site da Prefeitura, o condutor deve clicar no banner ‘Multas de Trânsito’ e já cairá direto no PIÁ, que é o Portal Inteligência Artificial do Governo do Estado. Lá existem dezenas de serviços ao cidadão”, indicada. A diretora acrescenta que se acaso o condutor não quiser apresentar o recurso pela internet, ele pode também enviar o formulário preenchido pelo correio ou pessoalmente na Umutrans.

Ela instrui ainda que, após apresentado o recurso via internet, o usuário receberá um número de protocolo, que será encaminhado ao e-mail informado na solicitação, desta forma o cidadão pode acompanhar o andamento do recurso com esse número. “Os recursos podem ser feitos em três instâncias: defesa prévia para apreciação da Autoridade de Trânsito Municipal, recurso à Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) e recursos ao Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran-PR). Mas vale destacar que recursos de suspensão do direito de dirigir ou cassação de habilitação são de competência estadual e devem ser feitos no Detran/Ciretran”, alerta, informando que a Umutrans fica na avenida Padre José Germano Neto Junior n° 3502, no antigo IBC, onde funciona a Feira do Produtor das sextas-feiras, e atende pelo telefone (44) 3906-1018.


 

Para apresentar recursos de multas de trânsito, clique aqui.

Para indicar condutor para multas de trânsito, clique aqui.

Para solicitar cópia e informações sobre autos de infração de trânsito, clique aqui.