SEGURANÇA

Semana do Trânsito termina com blitz e palestra para infratores

Data de publicação: 26/09/2025

agente de trânsito fiscaliza veículo e orienta motorista

Carregando...
Carregando...
Carregando...

A Semana Nacional do Trânsito teve foco educativo em Umuarama. Durante o período, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) realizou duas operações na região central da cidade, ambas voltadas a orientar os motoristas para uma direção segura, a fim de evitar acidentes.

As orientações se concentraram no uso da seta para indicar conversões mais seguras, um tema que a população reclama muito em Umuarama, e também no posicionamento correto para os veículos, ao entrarem e saírem das rotatórias.

“Nossos motoristas têm a ‘fama’ de não usar corretamente a seta (muitas vezes nem acioná-la) e de entrar de qualquer jeito no contorno das praças. Com apoio da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito, reforçamos estas e outras questões de atenção e respeito aos demais condutores e pedestres”, explicou o secretário da Sestram, Valdecir Capelli.

As blitze educativas contaram com o apoio de drone para abordagens de motoristas em infração, realizando manobras proibidas, de forma errada ou sem uso da seta. “Os flagrados foram convidados a participar de uma palestra, que os aliviou de serem multados. Quem foi às palestras não será notificado”, acrescentou Capelli.

De acordo com o secretário, compareceram cerca de 70% dos 120 motoristas que foram flagrados em infrações leves. “O maior problema deles é não se posicionar de forma correta na rotatória, não é nem tanto o uso da seta. E quem não foi vai receber a notificação”, completou. As duas blitze educativa (dias 19 e 25/09) foram realizadas na avenida Brasil e Praça Papa Paulo VI, imediações da Catedral.

Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a mobilização nacional reforça que cada escolha no trânsito impacta diretamente a vida de milhares de pessoas, seja no trajeto para o trabalho, na travessia até a escola ou no acesso ao posto de saúde. Em 2025 já foram registrados 453 mil acidentes no país, com 7,5 mil mortes. O Brasil tem hoje uma frota superior a 127,2 milhões de veículos em circulação.

Ver fotos no Flickr
Compartilhar: